A Praia da Ponta Negra, localizada na zona oeste de Manaus, foi interditada temporariamente pela Prefeitura nesta terça (17). A decisão segue o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) em 2013, que estabelece que a praia deve ser interditada em caso de consições inadequadas do Rio negro para banhistas.
Monitoramento da Ponta Negra
A Prefeitura vinha monitorando a segurança da praia pelos últimos 15 dias, por conta dos efeitos da seca do Rio Negro em Manaus. Nesta segunda, o nível do rio registrado pelas medições do Porto de Manaus era de 15.77 metros.
A análise dos órgãos públicos municipais envolveu vistorias e medições realizadas por técnicos; a decisão tomada foi a de instalar placas de aviso e restringir o banho na praia. O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) será o órgão responsável pela interdição e à segurança na área durante o período de fechamento da praia.
O resto do complexo turístico da Ponta Negra continua aberto para visitantes, seja para realização de atividades físicas, de entretenimento ou para o trânsito de pessoas.