O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, anunciou a antecipação do pagamento do Bolsa Família para todos os beneficiários do Amazonas. O benefício será pago a 656 mil famílias do estado logo no primeiro dia do cronograma mensal, 17 de setembro.
“A Caixa Econômica Federal já vai estar disponibilizando R$ 494 milhões a serem pagos a 656 mil famílias em todo o estado do Amazonas”, afirmou.
A medida foi anunciada pelo ministro durante uma visita do presidente Lula ao Amazonas, que aconteceu ontem (10). Na ocasião, Lula visitou comunidades isoladas no interior do estado e se reuniu com dezenas de prefeitos amazonenses para discutir as possibilidades de planos de combate aos efeitos da estiagem severa deste ano.
Antecipação do Bolsa Família é rara
Medidas como esta só podem ser realizadas quando um estado ou município está em situação emergencial, geralmente por desastres naturais como chuvas, secas, deslizamentos de terra ou outros desastres de grande escala.
A antecipação do pagamento do Bolsa Família para um estado inteiro é uma medida rara, e só foi solicitada pelo presidente uma outra vez desde 2023, para o Rio Grande do Sul, que estava sendo afetado por uma enchente que destruiu diversos municípios e deixou centenas de milhares de pessoas desabrigadas.