No próximo sábado (24), Manaus vai sediar a etapa do Amazonas da G20 Favelas (Conferência Internacional das Favelas), que vai se concentrar em melhorar as condições de vida nas favelas, ao invés de eliminá-las.
O que será discutido no G20 Favelas
O evento reunirá empresários, acadêmicos, pesquisadores, moradores e políticos para discutir políticas públicas voltadas para quatro eixos principais: 1. redução das desigualdades: combate à fome e à pobreza; 2. sustentabilidade; 3. direitos humanos: questões de raça e gênero; 4. desafios globais: enfrentados por favelas e áreas periféricas.
Os temas estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Organizado pela Central Única de Favelas (CUFA) em colaboração com a CUFA Global, a Frente Nacional Antirracista (FNA), a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e o Instituto Evereste, o evento faz parte de uma série de conferências realizadas em três mil favelas em todo o Brasil.
As propostas formuladas em Manaus serão apresentadas na etapa nacional do Fórum Mundial da Favela, que ocorrerá em novembro, no Rio de Janeiro, em paralelo ao G20 Brasil.
O debate em Manaus será realizado no auditório do Tribunal Regional do Trabalho do Amazonas e Roraima, localizado na Avenida Tefé, Praça 14 de Janeiro, a partir das 8h.