Criminosos tem criado perfis falsos no nome das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Vinhedo (SP) na última sexta-feira (9). O alerta foi dado pelo Fantástico, no último domingo (11), durante uma entrevista com a esposa do piloto Danilo Romano. Os golpes teriam começado logo após a divulgação do nome das 62 vítimas.
De acordo com relatos de Thalita Machado ao programa dominical, golpistas tem pedido doações por meio do Instagram, alegando que a família do piloto falecido no acidente está necessitando de ajuda financeira.
“Nós, da família, não estamos pedindo nenhum tipo de ajuda nesse sentido. Há pessoas se aproveitando desse momento, dessa comoção. […] Estão roubando o nosso luto, porque não conseguimos enfrentar essa situação em paz”, disse Thalita.
Perfis falsos de outras vítimas
A família de Danilo Romano não é a única vítima dos golpistas. As famílias de outras vítimas, como o casal de idosos Renato Bartnik e Maria Valdete Bartnik, também tiveram que compartilhar alertas em suas redes sociais para avisar que nenhum familiar está pedindo doações, e que qualquer tentativa de arrecadação de dinheiro é um golpe.
“Qualquer conta que virem no nome de Renato Bartnik e Maria Valdete Bartnik sem ter os familiares seguindo saibam que precisam denunciar”, postou Tatiane Bartnik, filha do casal.
A advogada especialista em ações aéreas, Laiana Vasatta, e as médicas oncologistas Arianne Risso e Mariana Belim, também tem sido nomes encontrados em perfis falsos atrás de doações. O Hospital do Câncer de Cascavel, onde as médicas trabalhavam, chegou a fazer uma publicação desmentido os pedidos de arrecadação.
O que fazer?
Caso algum usuário encontre uma conta falsa pedindo doações em nome da família de uma das vítimas do acidente aéreo da Voepass, o procedimento recomendado é realizar uma denúncia ao Instagram (ou outra rede social em que o perfil falso está hospedado) por Golpe ou fraude, e descrever a situação no formulário de denúncias.