sábado, setembro 14, 2024
More
    HomeSociedadeAmazonasAmazonas permanece em baixo risco para Covid-19

    Amazonas permanece em baixo risco para Covid-19

    Publicado em

    Boletim Epidemiológico da Covid-19, nº 28, foi divulgado nesta quarta-feira (27/10)

    O Amazonas segue em baixo risco para transmissão da Covid-19, permanecendo na fase amarela (fase 2). O dado está disponível no Boletim Epidemiológico da Covid-19 nº 28, divulgado nesta quarta-feira (27/10), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O documento está disponível no site da instituição https://www.fvs.am.gov.br/media/publicacao/boletim_28_covid_-_19_4.pdf.

    A avaliação de risco é calculada pela FVS-RCP conforme metodologia desenvolvida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), levando em consideração a capacidade do sistema de saúde e a evolução da Covid-19 no Amazonas.

    A diretora-presidente da FVS-RCP, interina, Adriana Elias, destaca que, mesmo com o cenário epidemiológico de Covid-19 atual, é necessário manter as medidas preventivas à infecção, levando em consideração que 89% dos casos da doença no Amazonas são, predominantemente, da Variante de Preocupação (VOC) Delta (B.1.617) do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

    O alerta foi feito por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Amazonas (CIEVS-AM/FVS-RCP) também nesta quarta-feira. “Diante desse novo cenário, é preciso que a população se mantenha firme e fortaleça os cuidados preventivos à infecção, principalmente, aderindo à vacinação contra Covid-19, para evitar o avanço da doença”, destaca Adriana.

    Sazonalidade – A FVS-RCP alerta que o Amazonas se encontra em período de transição para o período chuvoso no Estado, neste mês de outubro. A ocorrência das chuvas constantes representa período de sazonalidade para a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), síndrome respiratória infecciosa associada à Covid-19, que pode levar a complicações clínicas e internações hospitalares, podendo ser considerada uma complicação da síndrome gripal.

    “A chegada do inverno amazônico e a proximidade das festas de fim de ano são momentos em que há tradicionalmente aglomeração de pessoas. Por isso, seguimos insistindo que é preciso continuar avançando com a vacinação contra Covid-19, para que não haja aumento no número de casos, mesmo com a presença da variante Delta”, acrescenta a diretora-presidente da FVS-RCP, interina.

    Indicadores –  O boletim destaca que foi observado um aumento de 7% na média diária de casos no Amazonas. Houve aumento de 36% no interior do Estado. A capital, Manaus, apresentou redução de 25% dos casos. Também foi observada redução da taxa de incidência em todas as faixas etárias, principalmente em idosos (50%) e na faixa etária de 20 a 59 anos (46%).

    “Como a variação da média móvel foi de 7%, considera-se como uma estabilização. Nas últimas semanas, o Amazonas tem apresentado estabilização no número de casos novos diariamente. Com a estabilidade, em torno de 50 casos novos por dia em todo o Estado, sendo cerca de 40% desses casos na capital e o restante no interior do Estado”, afirma Daniel Barros, assessor da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, coordenado pela FVS-RCP.

    Nos últimos 14 dias, conforme o boletim, houve redução de 14% no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados por pacientes com Covid-19 nos hospitais da rede pública, enquanto que o número de leitos clínicos ocupados subiu de 3 para 7.

    A média móvel diária de morte por Covid-19 no Estado reduziu 33%, nos últimos 14 dias. “O Amazonas registra uma média de um óbito por Covid-19 por dia, sendo que, em vários dias ao longo do mês, não foram registrados óbitos. Vale ressaltar que a maioria das pessoas que necessitam de internações ou evoluem para óbito não apresentam esquema vacinal completo. Portanto, ressaltamos a importância de todos buscarem a vacina para se protegerem”, acrescenta Daniel.

    Dados parciais do Programa Nacional de Imunização apontam que 4.478.747 doses foram aplicadas em todo o estado até esta quarta-feira (27/10), sendo 2.603.719 de primeira dose, 1.763.026 de segunda dose, 51.265 com dose única e 60.737 de terceira dose (dose de reforço).

    Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

    Leia mais:
    No Amazonas, 58 municípios zeram internações por Covid-19
    Amazonas já aplicou 4.291.543 doses de vacina contra Covid-19
    Wilson: “presença de torcedores no jogo reflete sucesso da vacinação”

    Últimos Artigos

    Exposição Agropecuária 2024 terá diversas atrações culturais

    Artistas locais são destaque na programação que vai receber o público da Expoagro 2024...

    Brasil firma acordo internacional para taxação de Big Techs

    O governo brasileiro prepara uma proposta para a tributação no Brasil das gigantes da...

    Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas

    Secretário Nacional de Segurança Pública aponta repressão severa como solução, mas não vê aumento...

    Governo do AM adquire 13 toneladas de alimentos da agricultura local

    Com um investimento superior a R$ 107 mil, o Governo do Amazonas, por meio...

    Mais artigos como este

    Exposição Agropecuária 2024 terá diversas atrações culturais

    Artistas locais são destaque na programação que vai receber o público da Expoagro 2024...

    Brasil firma acordo internacional para taxação de Big Techs

    O governo brasileiro prepara uma proposta para a tributação no Brasil das gigantes da...

    Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas

    Secretário Nacional de Segurança Pública aponta repressão severa como solução, mas não vê aumento...