sábado, setembro 14, 2024
More
    HomePoderJustiça Eleitoral manda Ricardo Nicolau retirar propaganda

    Justiça Eleitoral manda Ricardo Nicolau retirar propaganda

    Publicado em

    A juíza da Propaganda nas Eleições 2020, Mônica Cristina Raposo do Carmo, mandou, nesta quarta-feira, 7, o candidato a prefeito de Manaus Ricardo Nicolau (PSD) retirar uma placa de aproximadamente 15 metros de comprimento por 3 metros de altura contendo propaganda eleitoral afixada na frente da sede do comitê de campanha dele, no bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

    A decisão atendeu pedido da coligação do candidato David Almeida (Avante), que alegou que a placa desobedece as normas pertinentes às dimensões do material de campanha estabelecidas pela Justiça Eleitoral. A magistrada fixou a multa diária em R$ 2 mil em caso de descumprimento da decisão e deu o prazo de dois dias para Nicolau se manifestar.

    Na representação, os advogados de Almeida apresentaram fotos do local da propaganda, alegando ser “nítido que o nome do candidato titular na fachada de seu comitê ocupa área desproporcionalmente maior do que o tamanho máximo permitido na Resolução TSE 23.610/2019, de 4m2 (quatro metros quadrados) para o Comitê Central, e 0,5 m2 (meio metro quadrado) para os demais comitês”.

    Ainda de acordo com os advogados do candidato do Avante, a placa tem “efeito análogo ao de propaganda em outdoor, o que não é permitido pela legislação eleitoral”.

    Carmo sustentou que a placa afixada no comitê de campanha de Nicolau “supera de forma absurda os limites legais e constitui para todos os efeitos práticos verdadeiro ‘outdoor’, mormente ao considerar-se que o endereço onde está instalada a propaganda não condiz com o endereço do comitê central registrado nos apontamentos de candidatura, cuja regra de dimensionamento é ainda menor à divulgação dos dados da candidatura (0,5 metro quadrado, § 2º do art. 14 da Resolução TSE n. 23.610/2014)”.

    Em nota, a Coligação Pra Voltar a Acreditar informou que derrubou, nesta quarta-feira, 7, no TRE-AM a decisão que mandou retirar a placa da fachada do comitê de campanha de Nicolau. A decisão assinada pela juíza eleitoral Giselle Pascarelli Lopes suspende a notificação da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral que deu o prazo de 48 horas para a retirada do material.

    Leia a nota na íntegra:

    NOTA

    A Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ informa que a desembargadora eleitoral Giselle Falcone Medina Pascarelli Lopes, ao analisar o pedido de liminar em mandado de segurança, proferiu despacho interlocutório e suspendeu a decisão da Comissão de Propaganda do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) que pedia a retirada do banner afixado na frente do Comitê Central do candidato a prefeito de Manaus, Ricardo Nicolau (PSD), localizado no Distrito Industrial 1.

    Portanto, a campanha de Ricardo Nicolau e seu candidato a vice-prefeito, Dr. George Lins (Progressistas), mantém a divulgação da candidatura cumprindo todos os trâmites legais.

    “A notificação se funda no fato de que a propaganda é irregular por superar o tamanho de 0,5m2 (meio metro quadrado), o que não ocorre se, de fato, o Comitê for o Comitê Central do impetrante. Assim sendo, tenho como presente a plausibilidade do direito invocado. Isto posto, preenchidos os requisitos autorizadores da liminar pleiteada, a concedo, com fundamento no art. 7º, III, da Lei nº 12.016/2009, determinando a suspensão da Notificação impugnada, até o julgamento de mérito do presente mandamus”, determinou a desembargadora, em decisão.

    Leia mais:
    Polícia diz que não há registro de prisão de homem detido por Alberto Neto
    Após debate, Romero sente-se mal e confirma estar com Covid
    Tempo e ordem de candidatos no horário eleitoral são definidos

    Com informações do Portal Amazonas Atual*

    Últimos Artigos

    Exposição Agropecuária 2024 terá diversas atrações culturais

    Artistas locais são destaque na programação que vai receber o público da Expoagro 2024...

    Brasil firma acordo internacional para taxação de Big Techs

    O governo brasileiro prepara uma proposta para a tributação no Brasil das gigantes da...

    Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas

    Secretário Nacional de Segurança Pública aponta repressão severa como solução, mas não vê aumento...

    Governo do AM adquire 13 toneladas de alimentos da agricultura local

    Com um investimento superior a R$ 107 mil, o Governo do Amazonas, por meio...

    Mais artigos como este

    Exposição Agropecuária 2024 terá diversas atrações culturais

    Artistas locais são destaque na programação que vai receber o público da Expoagro 2024...

    Brasil firma acordo internacional para taxação de Big Techs

    O governo brasileiro prepara uma proposta para a tributação no Brasil das gigantes da...

    Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas

    Secretário Nacional de Segurança Pública aponta repressão severa como solução, mas não vê aumento...