Os profissionais do Hospital e Pronto-socorro (HPS) Platão Araújo, na Zona Leste de Manaus, que atuam no combate ao novo coronavírus receberam uma homenagem nesta terça-feira (14). Os nomes de mais de mil profissionais agora fazem parte de um memorial na parede do auditório da unidade. O estado do Amazonas registra mais de 85 mil pessoas infectadas pela doença e 3 mil mortes pela Covid-19. O número de recuperados passa de 70 mil.
Os nomes são de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, maqueiros, vigilantes, cooperativas e profissionais que trabalham no atendimento dos pacientes com o novo coronavírus durante o pico da doença no Amazonas. A homenagem aconteceu nesta terça-feira. Além da equipe de profissionais homenageados, a cerimônia simbólica contou com a presença de pacientes que venceram a Covid-19 e de familiares daqueles pacientes que perderam a vida por conta da doença.
A pandemia de Covid-19 levou o sistema público de saúde do Amazonas ao colapso, entre abril e maio deste ano, com quase 100% dos leitos ocupados. Diversas unidades de saúde tiveram contêineres frigoríficos instalados para comportar a quantidade de corpos de pessoas mortas pela doença. Até o início de maio, mais de 860 pessoas estavam hospitalizadas. A partir daí, por seis semanas consecutivas, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) passou a observar uma redução significativa destes números.
Em entrevista ao G1/Amazonas, a coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde e Qualidade do Hospital, Michele Oliveira, disse que momento mostrou a importância da união da equipe, que contribuiu para a qualidade do paciente. Ela também ressaltou que o objetivo da iniciativa foi exaltar o profissional que estava na linha de frente do hospital.
Na opinião da diretora da unidade, Aída Cristina Tapajós, este reconhecimento é uma forma de incentivar aqueles que atuam no hospital e que vivem uma rotina com grandes responsabilidades, cuidando da vida de centenas de pessoas. “Tem sido um orgulho trabalhar com essa equipe tão dedicada. É uma honra estar aqui e que todos esses heróis sejam homenageados a cada momento, não só na pandemia, mas [também] depois que ela passar”, disse Aída.
Leia mais:
Profissionais essenciais terão prioridade nos testes para Covid-19
Deputada quer ampliar ‘insalubridade’ de profissionais essenciais na pandemia
Senado analisa proposta de indenização a profissionais de saúde
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
*Com informações do G1/Amazonas