sábado, setembro 14, 2024
More
    HomeCotidianoSociedadeAulas presenciais em escolas particulares de Manaus voltam dia 6 de julho

    Aulas presenciais em escolas particulares de Manaus voltam dia 6 de julho

    Publicado em

    O Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas) confirmou o retorno das aulas na rede particular para o próximo dia 6 de julho. A data já estava prevista no plano de retomada gradual das atividades não essenciais em Manaus, dentro do 4º ciclo, o último.

    Em publicação nas redes sociais, o Sinepe informa que a volta às aulas presenciais será de forma escalonada, respeitando os grupos de risco e às recomendações das autoridades de saúde, como o distanciamento, uso de máscara e disponibilização de álcool em gel.

    Com a volta, as 60 instituições de ensino associadas ao Sindicato, que vão de creches à faculdades, se uniram para investir na aquisição de serviços, produtos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Serão adquiridos serviços de sanitização de ambiente, além diversos produtos, entre eles, termômetros, luvas, álcool em gel 70%, óculos e máscaras que serão utilizados por alunos, professores e funcionários das instituições.

    Elaine Saldanha, presidente do Sinepe, afirma que a entidade está dando apoio para que as escolas cumpram os protocolos de segurança. “O Sinepe-AM está fazendo sua parte, dando o suporte às associadas, para que sigam à risca os protocolos e não mediremos esforços para proteger todos os membros da comunidade escolar”, diz.

    A entidade elaborou uma cartilha que orienta as suas associadas sobre as providências a serem tomadas e os cuidados necessários para a reabertura dos serviços. Medidas de distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro entre os alunos, durante as atividades em sala de aula, higienização e limpeza dos ambientes, além de serviço de triagem nas áreas de acesso.

    Já os alunos que fazem parte do grupo de risco – como transplantados, cardíacos, hipertensos ou portadores de outras comorbidades –, continuarão sendo atendidos pelas instituições através do ensino remoto. Professores e demais profissionais das instituições que se enquadram nesse grupo também permanecerão afastados durante o período que for necessário.

    “Também estamos orientando que seja feita uma triagem para acesso às escolas”, afirma Saldanha. A ideia, segundo a presidente, é detectar, logo na entrada, alunos que apresentarem sintomas de Covid-19. Se houver, ficarão em um ambiente isolado até a chegada dos pais ou responsáveis.

    “Além disso, as escolas deverão notificar imediatamente os órgãos de saúde, caso algum funcionário ou aluno apresente sintomas da doença, para que possa receber o atendimento necessário”, afirma Saldanha.

    A orientação do sindicato é a retomada em escalonamento das atividades, dependendo de realidade de cada instituição. “Nossa sugestão é que, neste início, as instituições façam o ensino híbrido, que combina aprendizado online com o presencial”, explica Laura Cristina, vice-presidente do Sinepe.

    Laura informa que outra estratégia que o sindicato tem aconselhado é a adoção de um sistema de escalas, de revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos, aglomerações e contatos de alunos, educadores e demais funcionários das instituições.

    Rede pública

    Nas redes públicas estadual e municipal de ensino as aulas presenciais seguem sem data para retorno. Nesta terça-feira, 23, a Seduc (Secretaria de Educação do Amazonas) desmentiu o Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas), que havia informado que os profissionais de educação retornariam dia 1° de julho.

    Os estudantes acompanham o conteúdo através do programa de ensino à distância ‘Aula em Casa’.

    A Seduc já anunciou que adotará a proposta do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e a rede estadual de ensino terá rodízio de alunos e aulas híbridas (presenciais e à distância), mas não informou datas. Uma pesquisa com pais de alunos e professores para conhecer o cenário pós-medidas de isolamento social e de suspensão das aulas presenciais foi iniciada.

    Leia mais:
    MPF pede anulação de licença de linhão entre cidades do Pará e Amazonas
    Deputada quer ampliar ‘insalubridade’ de profissionais essenciais na pandemia
    Novo marco legal do saneamento é aprovado pelo Senado

    Com informações do Portal Amazonas Atual*

    Últimos Artigos

    Exposição Agropecuária 2024 terá diversas atrações culturais

    Artistas locais são destaque na programação que vai receber o público da Expoagro 2024...

    Brasil firma acordo internacional para taxação de Big Techs

    O governo brasileiro prepara uma proposta para a tributação no Brasil das gigantes da...

    Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas

    Secretário Nacional de Segurança Pública aponta repressão severa como solução, mas não vê aumento...

    Governo do AM adquire 13 toneladas de alimentos da agricultura local

    Com um investimento superior a R$ 107 mil, o Governo do Amazonas, por meio...

    Mais artigos como este

    Exposição Agropecuária 2024 terá diversas atrações culturais

    Artistas locais são destaque na programação que vai receber o público da Expoagro 2024...

    Brasil firma acordo internacional para taxação de Big Techs

    O governo brasileiro prepara uma proposta para a tributação no Brasil das gigantes da...

    Autores de incêndios serão terão que restaurar biomas

    Secretário Nacional de Segurança Pública aponta repressão severa como solução, mas não vê aumento...