Começou nesta segunda-feira, dia 1º de junho, a retomada gradual das atividades não essenciais no Amazonas.
O plano do Governo do Amazonas prevê quatro ciclos de reabertura atrelados à queda de contaminação do novo coronavírus (Covid-19).
Confira abaixo, as atividades não essenciais que estão liberadas a partir de hoje.
Conforme o plano apresentado pelo governador Wilson Lima (PSC), a liberação neste 1º de junho terá regras próprias por setor. Por exemplo, distanciamento e higiene pessoal e de ambientes.
Há protocolos, pessoas de grupos de risco devem ter medidas de isolamento asseguradas.
Para o governador, o Amazonas já viveu o pico da crise provocada pelo vírus. Portanto, a partir de agora um comitê de representantes da saúde, ciência e economia seguirá avaliando os indicadores com a volta das atividades.
Entre as atribuições desse comitê está o de corrigir o curso de execução do plano, caso observe tendência de recrudescimento da doença. Segundo o governo, todas as etapas do plano terão interlocução com os demais poderes e representantes dos setores econômicos.
Wilson acrescentou ainda que o plano inclui a continuidade dos investimentos na saúde para ampliar a capacidade de testagem da população para o coronavírus.
“Todas as ações que tomamos são responsáveis, equilibradas, levando em consideração uma série de fatores, como diminuição de casos na capital e o aumento da estrutura de atendimento”.Confira aqui os demais ciclos de retomada gradual das atividades programadas pelo Governo do Amazonas.
Leia mais:
Internações por Covid-19 tem queda de 58% em Manaus em maio, diz FVS
Papa faz apelo por atenção às vítimas da Covid-19 na Amazônia
Idosa de 105 anos recebe alta após se recuperar da Covid-19 no AM
Com informações do Portal BNC*