Unidade fluvial atua na zona rural e já ultrapassa 46 mil atendimentos no Amazonas
O Barco Hospital São João XXIII finalizou, na última quinta-feira (15/05), sua 9ª expedição no município de Urucará, a 261 quilômetros de Manaus. Ao longo de cinco dias na comunidade do Castanhal, a unidade fluvial realizou mais de 6 mil atendimentos médicos e hospitalares, incluindo consultas, exames, cirurgias e distribuição de medicamentos.
A embarcação integra uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, com o objetivo de ampliar o acesso à saúde para populações ribeirinhas e indígenas. Segundo a SES-AM, desde a primeira viagem, o barco já contabiliza mais de 46 mil atendimentos em diferentes regiões do estado.

Consultas, exames e cirurgias
Durante a mais recente expedição, foram realizadas aproximadamente 2 mil consultas médicas, além de 2,7 mil exames, como laboratoriais, eletrocardiogramas, raios X, mamografias e ultrassonografias. A missão também promoveu 100 cirurgias de média e baixa complexidade, 50 internações e distribuiu 811 kits de medicamentos.
Estrutura hospitalar a bordo
Com três andares, o Barco Hospital São João XXIII conta com estrutura semelhante à de hospitais fixos. A embarcação possui 14 leitos — dez para internações e quatro para recuperação pós-anestésica —, centro cirúrgico oftalmológico e dois centros cirúrgicos gerais, com suporte para videocirurgias. A operação é complementada por ambulanchas, que garantem o transporte de pacientes em situações mais graves para unidades de maior complexidade.