Wilson Lima destaca necessidade de novos leitos no AM

0
29
Wilson Lima, participou de uma reunião virtual com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros governadores para discutir a dengue no país.
FOTO: Diego Peres / Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima, participou de uma reunião virtual com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros governadores para discutir o cenário da dengue no país. Na ocasião, Lima destacou a urgência da ampliação do número de leitos de enfermaria e UTI no estado para atender pacientes que possam necessitar de hospitalização devido à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

O secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad, acompanhou o governador e ressaltou os constantes monitoramentos e investimentos realizados pelo Amazonas para enfrentar casos de dengue e doenças respiratórias.

O Ministério da Saúde informou que o diálogo permanece aberto com estados e municípios para monitorar o avanço da doença. Até o momento, a arbovirose já registrou mais de 360 mil casos, com 40 mortes confirmadas em todo o país.

Além disso, o governador agradeceu à ministra pela antecipação da Campanha de Vacinação contra a Influenza para o Amazonas, que agora será realizada em novembro, evitando complicações sazonais. A articulação resultou no envio de 1,5 milhão de doses de vacinas pelo Ministério da Saúde para o estado.

A vacina contra a dengue será destinada a 12 municípios amazonenses, visando fortalecer as medidas de prevenção e controle da doença. O esquema vacinal incluirá duas doses para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, com intervalo de três meses entre elas.

Até o momento, o Amazonas registrou 18.425 casos de dengue em 2023, e o governador reforçou a importância da população adotar medidas de prevenção, como a vistoria de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.