No dia do acidente, dois aviões voltaram para Manaus

0
72
Dois voos da companhia Azul, que partiram de Manaus no último sábado foram forçados a retornar à cidade de origem devido à chuva.
Pista do aeroporto Barcelos: Aeronáutica apura causas do acidente em que morreram 14 ocupantes de avião (Imagem: Google Earth/Reprodução)

Dois voos da companhia Azul, que partiram de Manaus no último sábado (16) com destino a Santa Isabel do Rio Negro (a 631 quilômetros de Manaus) e Barcelos (a 399 quilômetros da capital), foram forçados a retornar à cidade de origem devido às adversas condições meteorológicas.

No mesmo dia, uma aeronave do modelo Embraer EMB-110 Bandeirante, também decolando de Manaus com destino a Barcelos, sofreu um acidente no município, resultando na trágica perda de todas as 14 pessoas a bordo.

A Azul emitiu um comunicado oficial explicando que a decisão de retornar a Manaus foi tomada com o intuito de garantir a segurança das operações e assegurar que assistência fosse prestada aos passageiros afetados.

Investigação

A investigação conduzida pela Aeronáutica visa determinar se a aeronave envolvida no acidente em Barcelos ultrapassou o ponto de pouso da pista. Durante o incidente, a aeronave saiu da pista e colidiu com um pequeno barranco nas proximidades da estrada de terra que conduz à cidade. No momento do acidente, a região estava sendo afetada por intensas chuvas. As autoridades investigativas estão examinando se o piloto, Leandro Costa de Souza, e o copiloto, Fernando Luiz Galvão Bezerra Júnior, enfrentaram dificuldades de visibilidade durante o pouso.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou que a investigação referente à queda da aeronave está em curso.

Testemunhas do acidente

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Barcelos, Osmildo Barbosa Cavalcante, testemunhas no aeroporto local alegaram que a aeronave tocou a pista próxima à entrada do terminal e que realizou um sobrevoo por algum tempo antes de tentar o pouso.

O Cenipa destacou que o tempo necessário para a conclusão das investigações dependerá da complexidade do incidente, com o relatório final sendo disponibilizado em seu site oficial.

Remoção da aeronave

O prefeito de Barcelos, Edson de Paula Rodrigues Mendes, anunciou que o avião será removido do local do acidente ainda esta semana, com a Manaus Aerotáxi, proprietária da aeronave, encarregada da operação. A empresa declarou que está colaborando plenamente com as investigações em curso.

Com informações do Atual*