Cientistas alertam sobre nova variante da Covid-19

0
110
De acordo com um relato do site Mirror, essa nova variante foi identificada apenas na Dinamarca e em Israel até o momento.
FOTO: Erlon Silva - TRI Digital/Getty Images

Especialistas na Inglaterra estão lançando um alerta sobre a necessidade de retomar o uso de máscaras de proteção diante de uma preocupante “mutação” de uma variante da Covid-19. Além da subvariante Omicron, conhecida como Eris, que já preocupa devido às altas taxas de mutação e disseminação, uma nova subcepa, ainda não formalmente nomeada, mas chamada de ‘BA.6’, está gerando apreensão sobre a possibilidade de uma nova situação preocupante relacionada ao coronavírus nas próximas semanas.

De acordo com um relato do site Mirror, essa nova subcepa foi identificada apenas na Dinamarca e em Israel até o momento, mas também apresenta um nível notavelmente alto e preocupante de mutações, de acordo com avaliações de cientistas.

Trisha Greenhalgh, especialista em saúde primária da Universidade de Oxford, compartilhou no Twitter: “Meus vários grupos de WhatsApp de ciência estão fervilhando. Clipes e diagramas de linhagem genética voando para frente e para trás. Eu entendo pouco do detalhe, mas parece que é mais uma vez hora de usar máscaras.”

A professora Christina Pagel, matemática da University College London e membro ativo do grupo Independent SAGE, manifestou no espaço virtual que é “muito cedo” para fazer uma avaliação conclusiva, porém admitiu que essa variante apresenta “inúmeras novas mutações que a diferenciam das cepas anteriores do Omicron”. Ela também acrescentou que isso pode significar que essa subcepa é “potencialmente mais apta a desencadear uma grande onda” de contágio.

Com informações do Globo*

Leia mais:
1,2 milhões de testes para Covid venceram; Prejuízo é de R$ 42,7 milhões
Yanomamis: Garimpeiros trocaram ouro por vacinas de Covid