Joana Darc faz ALEAM rever regras de repasses de emendas

0
130
Indicação de verba feita por Joana Darc para Amazonas FC causa constrangimento e gera discussões sobre destinação de emendas.
A deputada estadual Joana Darc, autora de emendas orçamentárias para o Amazonas FC (Joel Arthus/Assembleia Legislativa do Amazonas/Flickr) Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar/emendas-de-r-15-milhoes-para-amazonas-fc-fazem-assembleia-rever-regras

Indicação de verba feita pela deputada Joana Darc para Amazonas FC causa constrangimento e gera discussões sobre destinação de emendas parlamentares.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) vai rever suas regras de destinação de verbas do orçamento. A decisão aconteceu depois da revelação de que a deputada estadual Joana Darc, por meio de emendas individuais e da bancada do União Brasil, indicou a transferência de 15 milhões de reais em emendas para o Amazonas FC.

Desse valor, aproximadamente 3,5 milhões de reais já foram empenhados, o que significa que o dinheiro já foi reservado para pagamento.

Fiscalização 

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção enviou ofício ao procurador-geral de Justiça do estado, pedindo que o Ministério Público realize uma fiscalização extraordinária no Amazonas Futebol Clube, para verificar a utilização dos recursos já pagos e os projetos desenvolvidos com as verbas das emendas parlamentares.

Revisão dos critérios 

O presidente da Assembleia, Roberto Cidade (União Brasil), propôs uma possível solução para normatizar a destinação de emendas. Ele sugeriu vincular porcentagens da verba que cada parlamentar pode indicar a áreas específicas, como assistência social, esporte e indústria. Essa medida visa estabelecer critérios claros e evitar destinações questionáveis de recursos.

Leia mais:
Deputada Joana Darc é agredida, após denunciar importunação sexual

Com informações da Revista Veja*