Superintendente da Dnit irá à Aleam falar sobre pontes caídas na BR-319

0
133
Após mais de dez convites, o representante do DNIT confirmou sua participação na audiência pública, marcada para o dia 13 de junho, na Aleam.
Foto: Divulgação

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Amazonas, Luciano Moreira de Souza Filho, finalmente aceitou o convite para prestar esclarecimentos aos deputados estaduais em relação à recuperação das pontes que desabaram sobre os rios Autaz Mirim e Curuçá, na BR-319.

Após mais de dez convites, o representante do DNIT confirmou sua participação na audiência pública, que está agendada para a próxima terça-feira, dia 13 de junho, às 11h45, no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A audiência será comandada pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB).

“Após diversos convites, o superintendente do DNIT no Amazonas, Luciano Moreira, confirmou que participará de uma audiência pública, no próximo dia 13, na Aleam. Todos os 24 deputados estaduais estão em busca de esclarecimentos quanto aos prazos para conclusão das obras das pontes.[…] Já estamos na metade do ano e até o momento nada de concreto foi apresentado para resolver esse problema que tem causado muitos transtornos”, disse o presidente da Aleam durante anúncio do encontro.

Vale ressaltar que o superintendente da Dnit no Amazonas havia se comprometido a responder aos questionamentos dos deputados na Aleam no dia 7 de junho, mas cancelou a participação e remarcou o encontro para o dia 13 de junho.

Superintendente volta à Aleam após 6 meses

Em dezembro de 2022, o superintendente Luciano Moreira afirmou durante visita na Aleam que as pontes que desabaram nos quilômetros 23 e 12 da BR-319 seriam reconstruídas em até um ano.

Durante a conversa, o deputado estadual Wilker Barreto questionou o dirigente do DNIT sobre os prazos para a reconstrução das pontes sobre o Rio Curuçá (km 12) e Rio Autaz Mirim (km 25). A primeira ponte desabou em 28 de setembro de 2022, resultando em quatro mortos, 14 feridos e um desaparecido, enquanto a segunda ponte desabou no 8 de outubro, sem deixar mortos ou feridos.

Na época, o superintendente informou que a reconstrução da ponte sobre o Rio Curuçá será iniciada após a completa remoção dos escombros, um trabalho que já estava em andamento durante o período da vazante.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

O DNIT é o órgão responsável pela manutenção das rodovias federais em todo o país e, no ano passado, assinou um contrato no valor de R$ 24.855.138,97, sem licitação, para realização dos serviços de construção da ponte sobre o rio Curuçá.

O contrato prevê a demolição das estruturas, remoção dos escombros e construção de novas obras. No entanto, nenhum prazo foi estipulado pelo órgão responsável.

Leia mais:
Obras para recuperação de pontes na BR-319 não avançam; 120 mil pessoas são prejudicadas
Pontes que caíram em setembro ainda não foram recuperadas
Wilson Lima vai decretar emergência sobre as pontes da BR-319