A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou recentemente uma tecnologia que possibilita esse tipo de identificação.
O deputado estadual Mário César Filho (União Brasil), quer tornar obrigatória a identificação das operadoras de telefonia em chamadas telefônicas. O objetivo do parlamentar é combater ligações abusivas por parte das operadoras e golpes realizados através de telefonemas ou chamadas em dispositivos móveis.
Segundo Mário César, o Projeto de Lei determinará que as operadoras de telefonia devem se identificar durante a chamada, informando qual é a operadora responsável pela ligação, conforme exemplo abaixo:
Protocolo STIR/SHAKEN
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou recentemente uma tecnologia que possibilita esse tipo de identificação. O protocolo STIR/SHAKEN, já utilizado nos Estados Unidos e Canadá, que permite que o usuário visualize, durante a chamada, não apenas o número do chamador, mas também a identificação completa, nome, logotipo e motivo da ligação.
“Muitas operadoras de telefonia celular já têm acesso a essa tecnologia e estão autorizadas a utilizá-la se desejarem. Por isso, peço a colaboração de todos os colegas na Assembleia Legislativa do Amazonas, em especial os membros da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Felipe Souza, deputado Sinésio Campos e deputado Dan Câmara, para a aprovação deste projeto”, declarou Mário César.
Vale ressaltar que o deputado estadual do União Brasil também é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa.
Leia mais:
Aleam vota proibição de suspensão de telefonia por falta de pagamento
Empresas de telefonia começam testes para tecnologia 5G no Brasil
Com informações da Gazeta da Amazônia*