Terminal 2 será entregue reformado nesta segunda-feira (17/4)

0
202
Terminal será entregue na noite desta segunda-feira, pelo prefeito David Almeida. Foto: Antonio Pereira / Semcom

A Prefeitura de Manaus anunciou que deve entregar, nesta segunda-feira (17/4), o Terminal Integração 2 reformado. O “T2’, localizado no bairro Cachoeirinha, na zona Sul da capital, ficou quase 40 dias em obras e teve sua estrutura totalmente recuperada, segundo a prefeitura.

As obras iniciaram no dia 10 de março deste ano. Segundo o Poder Municipal, foram realizadas melhorias  em diversas áreas do espaço, como a retirada das telhas  translúcidas da parte central do telhado, que tinham pouca durabilidade.

As equipes da Gerência de Manutenção de Obras (GMO) e Divisão de Sinalização realizaram  também pintura interna e externa do espaço, substituição dos aparelhos hidrossanitários, recuperação das calçadas, reforço da iluminação, entre outros serviços, que irão oferecer mais comodidade aos usuários do transporte.

Tecnologia

De acordo com a Prefeitura de Manaus, o local, além de ter sido totalmente revitalizado, passa a contar com um sistema moderno de reconhecimento facial que contribuirá para uma maior segurança dos usuários e trabalhadores do sistema de transporte coletivo.

O prefeito David Almeida esteve, neste domingo (16/4), na sede do no Centro de Controle Operacional (CCO) do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para acompanhar o funcionamento do sistema de monitoramento.

“Nós vamos fazer o monitoramento e o acompanhamento de todos os passos que serão dados dentro dos terminais. Estamos acompanhando de perto o funcionamento do sistema e amanhã (segunda-feira) faremos a entrega do T2. Vamos levar esse sistema para os demais terminais e também esse monitoramento e acompanhamento para dentro dos ônibus. Nós vamos utilizar inteligência artificial para dar mais segurança aos nossos usuários”, afirmou Almeida, por meio de nota.

Através do novo sistema de monitoramento, as câmeras ligadas ao CCO conseguem identificar todos os usuários que utilizarem os terminais de ônibus, bem como armas de fogo que estejam portando. Todos os dados são armazenados e podem ser utilizados futuramente, conforme a necessidade, por exemplo, de uma investigação, em casos de atos de violência, como um assalto.

Segundo a prefeitura, a mesma tecnologia será utilizada no transporte coletivo da capital. Atualmente, cerca de 60% da frota já conta com câmeras instaladas e a expectativa é que todos os veículos disponham do sistema de monitoramento a partir do segundo semestre deste ano.