Décima escola de tempo integral é inaugurado em Tabatinga

0
100
O governador Wilson Lima inaugurou o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga.
FOTO: Lucas Silva / Secom

Com a unidade de ensino, governo estadual abriu mil vagas para estudantes de ensino fundamental e médio

O governador Wilson Lima inaugurou o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João Carlos Pereira dos Santos, em Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus). Foi a décima unidade de tempo integral construída e entregue por ele, em três anos e meio. A nova unidade de ensino criou mais de mil vagas para estudantes de ensino médio e fundamental no município.

O novo Ceti possui laboratórios de pesquisa, robótica e espaços que integram educação, esporte e cultura. “Nós estamos entregando a décima escola de tempo integral do nosso Governo. Esse é o Governo que mais entregou escolas como essa daqui. É uma estrutura grandiosa. Aqui tem piscina, quadra, refeitório, salas todas adaptadas. A gente está inaugurando, aqui também, laboratórios de ciências, informática e sala maker”, destacou o governador.

A maior parte das escolas de tempo integral foram inauguradas no interior do estado, conforme a Secretaria de Estado de Educação. Foram nove no interior e uma em Manaus, localizada no Residencial Viver Melhor, no bairro Santa Etelvina, na zona norte.

Assim como as outras nove unidades do interior, o Ceti de Tabatinga tem o selo do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Educacional do Amazonas (Padeam) e investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A unidade conta com 21 salas de aula, uma sala de Recursos Especiais – equipada para atender alunos da Educação Especial, sala de dança, música, lutas, piscina, fanfarra, auditório, quadra de esportes, biblioteca e refeitório.

Além disso, os alunos vão poder contar com um Espaço Maker, que compõe o projeto Fazer para Aprender, do programa Educa+Amazonas. A sala tecnológica é um diferencial da unidade. Entregue totalmente equipado, o espaço dispõe de materiais que permitirão a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, por meio da robótica, programação, impressão em 3D, eletrônica, produção de áudio e vídeo, marcenaria e produção artística.

A aluna Joice de Paula, 15, que cursa o primeiro ano do ensino médio, conheceu a estrutura do Ceti e falou sobre a importância dele para os estudantes.

“Eu e meus colegas viemos estudando, desde os primeiros anos, em escolas que não nos proporcionaram o que o Ceti vai proporcionar. E eu estou muito feliz de fazer parte dessa nova estrutura, que vai beneficiar a gente em vários aspectos, como nos esportes ou nos laboratórios”, enfatizou.

Patrono

Natural de Tabatinga, João Carlos Pereira dos Santos ocupou cargos que ajudaram com o crescimento da cidade. Iniciou sua carreira como professor pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, onde contribuiu para a formação de centenas de tabatinguenses, depois atuou como analista judiciário no Tribunal Regional do Trabalho. Posteriormente, licenciou-se para atuar na política.

Foi vereador do município por quatro mandatos, de 2001 a 2020. Em 2009 assumiu o cargo de secretário municipal de Educação, onde permaneceu até 2012. Em 2015 tornou-se presidente da Câmara Municipal, ficando até 2018. Nos dois anos seguintes atuou como secretário de Obras. Em 2021 teve sua última atuação na área, quando foi eleito como suplente para o quadriênio até 2024. Quando deixou o cargo de secretário de Obras, João voltou a ocupar seu cargo do TRT de Tabatinga.

Estudioso desde criança, João Carlos era especialista em Docência do Ensino Superior, bacharel em Teologia e licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas do polo Benjamin Constant. Em 12 de fevereiro de 2021, João Carlos morreu, vítima de latrocínio.

Leia mais:
Escolas estaduais de Apuí e Humaitá terão laboratório de robótica
Wilson Lima inaugura Ceti em São Paulo de Olivença
Governo do AM viabiliza continuidade da construção do CETI em Autazes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui