Prefeitura é certificada por padrão “Lixo Zero” e é exemplo para o país

0
127

Quem cuida bem de casa, cuida bem da cidade. É por isso que a Prefeitura de Manaus é exemplo nacionalmente. Agora, o reconhecimento vem com a certificação “Lixo Zero”, pelo trabalho realizado dentro da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a primeira do país, na redução da quantidade de resíduos sólidos gerados dentro do órgão, garantindo a eles a destinação correta – práticas que gradualmente serão expandidas para a cidade.

O reconhecimento é do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), que analisou o padrão de recuperação de resíduos sólidos respeitado dentro do órgão, onde os servidores reciclam tudo o que é coletado no ambiente, seja plástico, papel, material orgânico ou rejeito.

Para saber: hoje, o “Lixo Zero” é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária que orienta as pessoas e empresas a mudarem seus estilos de vida e comportamento e a adotarem práticas que estimulem os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais descartados são projetados para se tornarem recursos para outras pessoas.

Dentro da Semulsp, em Manaus, essa visão é levada tão a sério que várias ações estão sendo trabalhadas cotidianamente, envolvendo todos os servidores.

Os copos descartáveis, por exemplo, foram substituídos por copos personalizados. Cada servidor usa o seu. Além disso, os funcionários utilizam um fogão que funciona por biodigestor. O uso do biodigestor é uma estratégia que possui relação com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da Organização das Nações Unidas (ONU), dentro de um pacto global, ao assegurar o acesso à energia a um preço acessível e sem a emissão de gases na atmosfera, o que mitiga os efeitos das mudanças climáticas.

E no viveiro da secretaria todo lixo orgânico produzido é transformado em biogás.

Vale lembrar ainda a eliminação das lixeiras comuns dentro das salas do órgão, substituídas por lixeiras de coleta seletiva, presentes apenas nos corredores e nas entradas da secretaria, para evitar a produção de lixo em excesso no local.

No espaço também há uma máquina de coleta de garrafas PETs e latinhas de alumínio, que podem ser convertidas em pontos para trocar por recarga de celular, livros e outros itens que beneficiam quem já faz parte dessa nova visão.

A mudança de comportamento desenvolvida na secretaria hoje é exemplo para todos. Limpeza da cidade reconhecida é trabalho da Prefeitura de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui