Polícia faz alerta para golpes em aplicativos e sites de relacionamento

0
332
(Foto: Ilustrativa/Pixabay)

Com a grande popularidade e o crescimento de sites e aplicativos de relacionamento, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), alerta a população para os cuidados ao utilizar esses meios em razão dos golpes praticados no âmbito virtual.

De acordo com o delegado Reinaldo Figueira, titular da unidade especializada, existem inúmeros golpes que são cometidos em aplicativos de relacionamento, entre eles destacam-se os crimes de sextorsão e catfishing, onde ocorre a ameaça em divulgar imagens íntimas em troca de dinheiro ou extorsão mediante envio de presentes.

“Para quem decidir iniciar um relacionamento na internet deve se atentar aos detalhes e situações durante as conversas. Muitas vezes o infrator utiliza contas fakes para lesar e, posteriormente, aplicar o golpe contra a vítima”, disse o titular.

Sextorsão – Reinaldo esclarece que no crime de sextorsão, os indivíduos coletam mídias íntimas da vítima e, em posse das imagens, eles ameaçam divulgá-las caso a outra parte não pague uma determinada quantia em dinheiro.

Catfishing – O titular ressalta que no catfishing, após conseguir a confiança da vítima, os infratores começam a pedir quantias em dinheiro para enviar presente à ela, alegando que o valor servirá para pagar o frete da encomenda.

O delegado enfatiza que, para evitar o cometimento desses crimes, é importante sempre se certificar quem de fato é a pessoa que está do outro lado da tela do aparelho eletrônico, podendo iniciar uma relação de confiança com a mesma.

Orientação – Figueira orienta a quem for vítima destes crimes, deve colher o máximo de materialidade possível, como prints de conversas nas redes sociais e/ou comprovantes de transferências bancárias.

Disque-denúncia – Caso alguém se sinta lesado por golpes de relacionamento cometidos no meio virtual, deve procurar a Dercc, que está situada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste, onde será dado andamento nos trabalhos investigativos para identificar o autor e elucidar o caso.

A ocorrência também pode registrada no site da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

(*) Com informações da assessoria

Leia mais:
PC-AM alerta e orienta a população sobre golpe do falso investimento

Golpe do phishing: PC-AM orienta população como não ser vítima da fraude

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui