Presidente diz que enviará PEC de combustíveis na semana que vem

0
382
Justiça determina que Prefeitura de Manaus fiscalize os postos de combustíveis da cidade com irregularidades na instalação e funcionamento.
Prefeitura de Manaus deve fiscalizar postos de combustíveis para identificar irregularidades (Foto Marcello Casal Jr/ABr)

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (29) que o governo deve enviar na próxima semana uma proposta de emenda constitucional (PEC) ao Congresso para zerar o imposto federal que incide sobre o diesel.Segundo o presidente, a medida é necessária para que o corte seja realizado sem indicar uma fonte de recurso para compensar a perda na arrecadação dos impostos.

A proposta é discutida como uma das medidas para conter o aumento dos combustíveis. Pela legislação fiscal, uma fonte compensatória deve ser indicada pelo governo no caso de renúncia de receitas.

“Nós vamos entrar com uma PEC na semana que vem pedindo ao Congresso que me dê autorização para zerar o imposto de diesel sem fonte compensadora”, afirmou.

Na semana passada, o presidente anunciou a PEC para conter o preço dos combustíveis. Desde então, a discussão está em torno do alcance da medida.

Embora o texto da emenda não tenha sido divulgado, os alvos da redução seriam os tributos federais que compõem o preço dos combustíveis. Contudo, os impostos estaduais e o valor cobrado pela Petrobras continuariam no preço final.

(*) Com informações da Agência Brasil

Leia mais:
ANP vê queda de preço na gasolina em dez estados, menos no AM

Petrobras reduz preço da gasolina A para distribuidoras
Gasolina do Brasil está entre as 100 mais caras do mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui