Matrículas para novos alunos da rede pública iniciam nesta segunda-feira

0
189

Nesta segunda-feira (17) iniciam as inscrições para as matrículas dos novos alunos que vão ingressar na rede pública, em todas as modalidades de ensino. O período para fazer a matrícula segue até a terça-feira (18), e o procedimento pode ser realizado pelo site matriculas.am.gov.br ou presencialmente, em qualquer escola da rede pública estadual ou municipal.

Os novos alunos são aqueles que estão vindo pela primeira vez para a rede pública de ensino, ou seja, que eram estudantes da rede particular, federal, de outro estado ou da rede municipal do interior do estado. Os candidatos que se encaixam nessas situações deverão fazer a matrícula neste período.

Para confirmar a matrícula na escola solicitada, será dado o prazo de três dias úteis, a contar da data em que foi realizada a reserva, para apresentação da documentação de maneira presencial, conforme orientações que estarão especificadas no site de matrículas.

Os documentos solicitados para matrículas são:

• comprovante de escolaridade original;

• guia de transferência (caso o candidato venha da rede particular, federal, de outro estado ou da rede municipal do interior do estado);

• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;

• certidão de nascimento (original e cópia);

• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de 18 anos;

• comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);

• cartão de vacinação (cópia); e

• duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Retardatários

Aqueles alunos que perderem todos os prazos, tanto nos casos de matrícula como nos casos de transferência,  poderão fazer os procedimentos que precisam, exclusivamente, na quarta-feira (19).

Para esse público, o atendimento também será via site matriculas.am.gov.br ou em qualquer escola da rede pública estadual e municipal.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A matrícula para os novos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também inicia na segunda-feira (17). As inscrições são realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio do site matriculas.am.gov.br, ou presencial, na secretaria de qualquer escola da rede pública estadual.

Para realizar a matrícula na EJA, é requisito que o candidato tenha a idade mínima de 15 anos completos, para 1º e 2º segmentos, e de 18 anos completos, para o 3º segmento. O 1º segmento corresponde aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), e o 2º segmento, aos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). O 3º segmento equivale ao Ensino Médio.

Os documentos necessários são:

• comprovante de conclusão de escolaridade anterior para a etapa pretendida;

• histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias;

• certidão de nascimento (original e cópia);

• certidão de casamento (original e cópia);

• CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade;

• comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula);

• cartão de vacinação (cópia); e

• duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.

Onde é oferecida a EJA

A modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos está presente em quase todo o Amazonas, com exceção dos municípios de Anamã, Guajará, Ipixuna e Juruá. No total, são 66 escolas na capital, Manaus, e 124 escolas espalhadas pelo interior do estado, totalizando 190 escolas que ofertam a modalidade.

Em 2021, a EJA atendeu mais de 28 mil alunos, em todos os segmentos e em escolas da rede estadual da capital e do interior.

Nova EJA

A modalidade de ensino foi reformulada na estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. A reformulação busca garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho, aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos.

Leia Mais
Saiba quais as principais mudanças do Novo Ensino Médio 
Termina hoje a reaplicação do Enem 2021
Matrículas 2022 – É hora de matricular a criançada

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui