TSE autoriza Marcelo Ramos a deixar PL após entrada de Bolsonaro

0
247

Após o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos , entrar com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo para desfiliar-se do Partido Liberal (PL) na última segunda-feira (20), a Corte Eleitoral autorizou a saída do parlamentar da sigla. A principal motivação é a entrada do presidente Jair Bolsonaro no PL.

O ministro Luís Roberto Barroso constatou a divergência política que se “instalou e se tornou aguda de forma rápida”. Ele também reconheceu que as diferenças políticas poderiam prejudicar a carreira política do deputado federal da bancada do Amazonas.

“Não é possível negar a magnitude dos impactos políticos que advêm do ingresso do Presidente da República em uma legenda, especialmente para os filiados que assumam publicamente posição contrária àquele. Esta é a situação do requerente, que possui atuação notoriamente contrária ao governo federal e tem sido, por isso, alvo de ataques do grupo que passará a ter forte influência nos rumos da legenda”, diz a decisão do ministro Barroso.

Na ação pedindo a saída do partido por justa causa, a defesa de Ramos alegou que passou a ser visto com descrédito no PL e tornou-se alvo de perseguição pessoal e política por outros políticos.

Em sua decisão, Barroso explicou que o político depende da identidade que atraia seus eleitores e que a mudança de diretrizes dentro do partido podem afetar essa relação. O ministro ressaltou a gravidade da situação em ano pré-eleitoral, sob risco de dano irreparável a Ramos.

Na carta de autorização, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, frisou que manteria o apoio e que Marcelo Ramos poderia deixar a sigla sem prejuízo do mandato por infidelidade partidária.

O deputado federal não informou para qual partido irá.

Leia mais:
Para sair do PL, Marcelo Ramos entra com ação na Justiça Eleitoral

Uma semana após filiação de Bolsonaro, Marcelo Ramos anuncia saída do PL
Omar Aziz firma aliança com Marcelo Ramos ‘grande aliado’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui