No último dia da Sessão Plenária do ano, os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram o aumento da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) nesta quarta-feira (15). O valor aumentará de R$ 18 mil para R$ 33 mil.
O PL nº 673/2021 começou a tramitar em regime de urgência nesta quarta-feira. Dos 41 vereadores, apenas três votaram contrário ao aumento: Rodrigo Guedes (PSC), Raiff Matos (DC) e Capitão Carpê Andrade (Republicanos). Com isso, o aumento foi aprovado e promulgado. O novo valor deverá ser pago em janeiro.
“Faz 1 hora que eu vi na Ordem do Dia. Registro aqui meu voto contrário porque não condiz com minhas práticas e ações. Acho que nós não deveríamos fazer isso. Neste momento, a leitura que a população faz é que o aumento é algo ruim pois ainda sofremos muitos efeitos econômicos, com necessidades, desemprego e miséria. Temos que ser justos. Não tem meu apoio e registro meu voto contrário. Continuarei usando de forma moderada. Peço voto contrário dos demais vereadores”, pediu Guedes que puxou o voto dos outros dois parlamentares. O parlamentar explicou que segundo um levantamento que fez é um dos parlamentares que menos usa a Ceap.
Conforme o PL, além da CEAP, o número dos funcionários dos vereadores e da verba dos gabinetes da Casa Legislativa também aumentaram. Na justificativa, não houve uma citação do porquê a Mesa Diretora resolveu aumentar o Cotão.
Leia mais:
LOA de 2022 é aprovada na Câmara Municipal de Manaus
Vereador propõe PL que transforma jogos eletrônicos em modalidade esportiva
Vereador vai recorrer de decisão que cassou mandato