Eleição suplementar de Coari acontece no próximo domingo

0
107
(Foto: Divulgação)

As eleições suplementares de Coari acontecem no próximo domingo (5). Os candidatos para prefeito do município, distante a 363 quilômetros de Manaus, são Robson Tiradentes Júnior (PSC), Keitton Pinheiro (PP) e Zé Henrique (PL). Nesta quinta-feira (02), cada candidato fez seu último comício antes do pleito.

Também nesta quinta-feira (02), as urnas eleitorais chegaram ao município. Serão 21 locais de votação na zona urbana e 22 na zona rural. Uma equipe do Ministério Público do Amazonas (MPAM) também acompanha os preparativos para a eleição suplementar. A lei seca entra em vigor a partir das 18h do sábado (04) e durará o dia todo da votação.
Coari tem 51 mil eleitores, mas destes apenas 44 mil estão com a situação regular para votar no próximo domingo.

Um Centro Integrado de Comando e Controle foi instalado no município do interior. A segurança será intensificada nos locais de votação com equipes da Força Nacional, Exército, Polícia Militar, Civil e Federal.

Cassação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) cassou o mandato do ex-prefeito Adail Filho. Keitton Pinheiro, à época, era vice-prefeito. Primos, ambos haviam sido reeleitos no 1º turno das eleições de 2020.

Mas a Justiça Eleitoral entendeu que esse seria o terceiro mandato consecutivo com pessoas do mesmo núcleo familiar. É que Adail Filho e Keitton Pinheiro são o filho e o sobrinho, respectivamente, do ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro, eleito em 2012. Assim como seu filho, ele foi cassado em 2014. Quem terminou o mandato foi Raimundo Magalhães. Na eleição seguinte, Adail Filho venceu a eleição, em 2016, e foi reeleito em 2020.

Em outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a cassação de Adail Filho.

Leia mais:
Justiça libera distribuição dos cartões do Auxílio Estadual em Coari

TRE-AM divulga prazo limite para eleição suplementar em Coari
TSE determina realização de nova eleição para Prefeitura de Coari

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui