Testes de Covid-19 em Manaus têm resultados disponíveis na internet

0
393
Pacientes que realizam exame RT-PCR para detectar infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) podem obter o resultado, em até 48 horas, pela internet.
Coleta de secreção nasal para exame de laboratório: resultado pela internet (Foto: Islânia Lima/Policlínica Codajás)

Pacientes que realizam exame RT-PCR para detectar infecções pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) podem obter o resultado, em até 48 horas, pela internet no site da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde): http://www.fvs.am.gov.br/, link ‘Resultados Lacen/FVS’. A consulta é por CPF.

A Secretaria de Estado de Saúde aumentou a oferta da testagem do RT-PCR e teste rápido de antígeno. “A testagem tem o objetivo de fechar o cerco ao vírus para quebrar a cadeia de transmissão, além de oportunizar o exame para o paciente onde está sendo atendido”, disse a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde Nayara Maksoud.

Nas policlínicas e Caimis, a testagem será realizada em pacientes que estarão aguardando para realização de consultas e exames, durante a triagem que forem identificados com sintomas gripais.

A técnica de coleta dos testes rápido de antígeno e do RT-PCR é a mesma: por secreção nasal (cotonete). O RT-PCR detecta o RNA do vírus, permitindo o mapeamento genômico e a vigilância, enquanto o antígeno identifica a proteína do Sars-CoV-2 em menor tempo.

A coleta do RT-PCR deve ser feita entre o 1º e o 10º dia dos sintomas de Covid-19; e o antígeno obedece no período de sete dias, desde o início dos sinais de suspeita.

Leia mais:
Com quase 100% da população vacinada, Serrana zera busca por UTI
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
Descontos em táxi para quem for tomar vacina contra a Covid-19

Mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui