Mais 17 presos são transferidos para presídios federais

0
411

Na quinta-feira (30), o Comitê Gestor de Crise anunciou que mais 17 presos foram transferidos para presídios federais. A medida atende a uma solicitação do Governo do Amazonas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ao todo, 26 reeducandos deixaram a cidade após serem identificados como líderes de grupos criminosos dentro das unidades prisionais do Estado onde 55 detentos foram assassinados no início desta semana.

As nove primeiras transferências, na terça-feira (28), foram de presos que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) já havia identificado como uma ameaça à ordem ao sistema de segurança e, por conta disso, solicitou ao Governo Federal a transferência deles há cerca de 20 dias.

Os locais para onde os presos serão transferidos ficam a cargo do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Para serem transferidos, os detentos devem atender a requisitos técnicos e jurídicos, somados aos dados de inteligência que comprovem a necessidade do envio dos mesmos para estabilizar o sistema.