Secretário especial do Ministério da Agricultura visita AM

0
399

Para averiguar e debater a questão fundiária e de assentados o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Antônio Nabhan Garcia, estará no Amazonas nesta quinta (16) e sexta-feira (17).

Na quinta (16), às 14h30, Nabhan se reune com produtores rurais e lideranças do ramo, das prefeituras do interior e do governo do Estado, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Já na sexta (17), o secretário especial do Mapa irá até o município de Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus) reunir com produtores e lideranças locais e tratar da regulamentação fundiária no local. A reunião será às 10h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, na rodovia BR-230, Km 3,5, bairro São Cristovão.

De acordo com dados da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas (Fetagri), o Amazonas tem 145 assentamentos rurais, mas nenhum 100% regularizado, o que coloca a região num ranking negativo.

Para o articulador da visita, deputado federal Sidney Leite (PSD), a proposta é ver a possibilidade de se implantar uma unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no sul do Amazonas.

“Não é possível que o Amazonas, o maior Estado dessa federação, com 1,5 milhão de metros quadrados, ter um passivo fundiário significativo. Não temos um assentamento consolidado no estado. É importante avançarmos nessa pauta”, assinalou o parlamentar.

O secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães Júnior, que acompanhará Nabhan durante visita à Humaitá, destacou a importância do evento posto que a regularização fundiária sempre foi um dos maiores entraves para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas.

“De posse do título, o agricultor terá acesso ao crédito rural, à regularização ambiental e ao resgate da cidadania e da qualidade de vida no interior”, informou Petrucio.