Agenda | Festa Cygana celebra mentes erógenas e corpos ancestrais

0
649

Com o propósito de celebrar Deusas atemporais, obscuras e subversivas a festa Cygana, chega a sua terceira edição neste sábado (20) ás 22h no Espaço Cultural Curupira Mãe do Mato, na Avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus.

O que se pode esperar é um clima místico com elementos como velas, incensos, penas, búzios numa noite musicalmente diversa com set de DJs como Mermade, Melka Franco, Bernardino e Alba. Pincelando uma musicalidade que vai do Boi Bumbá, passanda Cumbia, Eletrotrash dançante, Carimbó, Forró e MPB. A playlist da festa está disponível.

Um dos produtores da festa, Ademar Marinho, conta que a ideia surgiu de grandes femininos da música brasileira. Segundo ele, a falta de uma responsabilidade por apelo popular abre a possibilidade para uma experimentação interessante.

“Ouvindo alguns sons como “Como uma Deusa” dos anos 80 e 90 de artistas como Rosana e até mesmo Madona e Cher surgiu a ideia nessas referências esotéricas, fomos explorando referências na erogenia e na sexualidade pra buscar uma sonoridade que não se ouve normalmente por aí”.

A ambientação contará com as projeções de vídeo-mapping assinadas pelo artista Paulo Trindade; A artista amazonense e negra Keila Serruya também estará presente com uma instalação artística denominada ‘Ancestralidade de Terra & Planta’.

A intervenção investiga o elemento da terra como território retentor de saberes ancestrais, e das plantas como recursos de cura espiritual e de enfermidades, além de fortalecer o corpo físico com seus nutrientes. A obra busca imprimir o poder que nelas carregam, utilizando a presença dessas plantas e o auto enterrar-se como representação de tomada de conhecimento de nossos antepassados afro ameríndios. Identificando a terra como memória dos povos tradicionais.

SERVIÇO

O que: Cygana
Quando: Sábado (20/04)
Onde: Curupira Mãe do Mato (Avenida Sete de Setembro, 1710)
Quanto: R$ 10