Um manifesto pedindo o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, já conta com 19 assinaturas de senadores que estão insatisfeitos com a sua atuação. Do Amazonas, apenas Plínio Valério (PSDB) assinou o documento, até a publicação desta reportagem.
O primeiro a assinar o manifesto foi o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). Ele disse que espera que a medida aconteça, pois “dez pedidos de impeachment já foram solicitados contra Gilmar Mendes, e nunca esta Casa aqui, ao longo dos últimos anos, aprovou. Ele [Gilmar] parece realmente ser acima do bem e do mal e não se achar Deus. Ele tem certeza de que.”
O senador da bancada amazonense Plínio Valério (PSDB) comentou sobre a assinatura e apoio ao manifesto em sua conta pessoal no Twitter. “Nunca precisei de foro privilegiado e não seria agora. Ao virar senador, assumi um compromisso com a República que não me dá o direito de ter receio ou medo de nada”, disse.
O Projeta entrou em contato com os senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) para saber se os mesmos pretendem assinar o manifesto e aguarda resposta.
Veja a lista de senadores que assinaram o manifesto, de acordo com a coluna Radar, da Revista Veja:
- Jorge Kajuru (PSB-GO)
- Luis Carlos Heinze (PP-RS)
- Oriovisto Guimarães (PODE-PR)
- Lasier Martins (PODE-RS)
- Styvenson Valentim (PODE-AC)
- Álvaro Dias (PODE-PR)
- Eduardo Girão (PODE-CE)
- Alessandro Vieira (PPS-SE)
- Randolfe Rodrigues (REDE-AP)
- Major Olímpio (PSL-SP)
- Flávio Arns (REDE-PR)
- Marcos do Val (PPS-ES)
- Reguffe (DF)
- Fabiano Contarato (REDE-ES)
- Maria do Carmo Alves (DEM-SE)
- Plínio Valério (PSDB-AM)
- Soraya Thronicke (PSL-MS)