A ministra do Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves, durante visita à Manaus conheceu projetos e Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que contemplam a comunidade de pessoas com deficiência (PcD). Damares aproveitou o momento e reafirmou apoio do Governo Federal para PcDs através da criação de políticas públicas no Amazonas.
A ministra, acompanhada das secretárias nacionais da Mulher e da Pessoa com Deficiência, Tia Eron e Priscilla Gaspar, respectivamente, visitaram o Abrigo Moacyr Alves e puderam conhecer a estrutura de uma das OSCs que recebe o fomento da secretaria.
Após a visita, as autoridades nacionais participaram de coletiva de imprensa na sede da Seped onde a ministra do MMFDH afirmou que o Governo Federal quer entender e ajudar na criação de políticas públicas para as pessoas com deficiência no Amazonas.
“É por isso que nós estamos aqui, para sentar com a secretária Viviane Lima e com o Governo do Estado, para entender como nós podemos ajudar. Queremos visitar comunidades indígenas, pois se lá tiver uma pessoa com deficiência ela vai ser alcançada pelo Governo Federal”, explicou Damares.
A secretária da Seped, Viviane Lima, afirmou que esse é o momento em que o Amazonas mostrará o seu potencial. “Nós somos uma secretaria que representa 1/4 da população amazonense. São um milhão e cinquenta e cinco mil pessoas que estavam desassistidas no estado. Então, com esse momento, com esta visita, nós damos o pontapé inicial para que a políticas públicas cheguem e para que os projetos voltados às pessoas com deficiência possam ser ampliados”, disse.