Em telefonema a Wilson Lima, Bolsonaro garante envio de 1 milhão de doses de vacina contra gripe

0
381

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quinta-feira (14) o envio de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe para o Amazonas. Antes do anúncio, o presidente ligou para o governador Wilson Lima para confirmar a antecipação da campanha de vacinação para o estado, por conta do surto de H1N1.

A informação foi repassada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas. Segundo Wilson Lima, o presidente comunicou que as vacinas já seriam disponibilizadas neste fim de semana e que o anúncio deve ser feito pela rede social.

Ao lado do ministro da Saúde, Bolsonaro disse que as doses serão enviadas em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para a capital do Amazonas. A partir de segunda-feira (18) um milhão de novas vacinas devem direcionadas para Manaus para distribuição em todo o estado.

Calendário de vacinação

Os secretários de Saúde do Estado, vice-governador Carlos Almeida, e do Município, Marcelo Magaldi, afirmaram que o calendário de vacinação contra a Influenza será anunciado ao longo da semana.

De acordo com Marcelo Magaldi, a partir da chegada das vacinas, serão necessários de quatro a cinco dias para preparar toda a logística de distribuição e abastecer todas as salas de vacinação do município.

Público alvo

A estimativa populacional para a campanha de vacinação contra a Influenza no Amazonas é de 1.103.723 pessoas que fazem parte do público alvo, na capital e no interior. A Prefeitura de Manaus anunciou que na capital serão vacinadas 455.083 pessoas.

O público alvo da campanha são crianças (de seis meses a menores de seis anos incompletos), idosos acima de 60 anos, grávidas, puérperas até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas (diabetes hipertensos) e com có-morbidade, trabalhadores da saúde, profissionais da educação, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional.

De acordo com a diretora presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Rosemary Costa Pinto, a campanha vai disponibilizar em todo o Estado 1.535 postos de vacinação, com a atuação de mais de 4 mil profissionais. Em Manaus serão 186 salas de vacinação.