Vereador propõe que nutrição seja matéria obrigatória em escolas de Manaus

0
341

Incluir a matéria “Nutrição” na grade curricular das escolas públicas municipais e garantir que as aulas sejam ministradas por nutricionistas é a proposta do vereador Marcel Alexandre (PHS), que promoveu uma tribuna popular sobre o assunto na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na quarta-feira (13).

De acordo com o vereador, o objetivo da sua proposta é reduzir a obesidade infantil e disseminar informações sobre alimentação saudável entre as crianças e adolescentes. Ele disse que é preciso alertar a população em relação aos altos índices de obesidade.

A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), estima que só na região norte, 25,65% das crianças com idade entre 5 e 9 anos sofrem com sobrepeso. Segundo a pesquisa, Manaus é a capital da obesidade no Brasil, com 23,8%, acima da média nacional de pessoas acima do peso saudável. A média nacional é de 17%.

O vereador acredita que, se não houver uma mudança, a população vai enfrentar um forte crescimento de doenças associadas a obesidade. Representantes do Conselho Regional de Nutricionistas participaram da tribuna para far ênfase a questão.

Uma das nutricionistas presentes foi Darlene Roberta Ramos da Silva. Para ela, seria interessante que o profissional trabalhasse o conteúdo em aulas teóricas e práticas. A nutricionista enfatizou ainda que o assunto deve ser trabalhado com alunos, pais e toda a comunidade acadêmica.

Também participaram do debate os vereadores Glória Carratte (PRP), Professor Samuel (PHS), Wallace Oliveira (PODE), Elias Emanuel (PSDB), Mirtes Salles (PR), Professor Gedeão Amorim (MDB), Professora Jacqueline (PHS) e Isaac Tayah (PSDC).