A taxa de crescimento da indústria amazonense em janeiro em comparação com o mês anterior cresceu 5,2% sendo a mais elevada entre todas as unidades da federação. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quinta-fera (14).
Ao comparar com janeiro de 2018 o setor da indústria teve queda de -10,5% em janeiro deste ano. É importante citar os dois meses tiveram o mesmo número de dias úteis (22).
Comparativos
O Amazonas (-10,5%) e Mato Grosso (-9,2%) tiveram os recuos mais intensos culminados pelas quedas nos setores de bebidas (preparações em xarope para elaboração de bebidas para fins industriais) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (televisores).
Foram dez atividades de produção industrial pesquisadas no estado, sete delas tiveram desempenho negativo no mês de janeiro, todas com quedas significativas: impressão (-63,7%); máquinas e equipamentos (-38,7%); máquinas e aparelhos elétricos (-35,3%); borracha e plástico (-25,3%), e entre outros.
A indústria amazonense avançou 1,2% em janeiro de 2019, mas permanece perdendo ritmo desde julho de 2018. O crescimento da indústria local no ano passado foi de 4,7%. A liderança no primeiro mês do ano ainda pertence ao estado do Pará (8,2%). Enquanto que o estado de Goiás ocupa a última posição (-4,2%).