O 7º Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou 24 mortes por H1N1 no Amazonas. Destas, 20 ocorreram em Manaus. Ao todo, foram notificados 475 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado.
Do total de casos notificados, 91 são positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 55 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV). O restante segue em investigação.
Mortes
Além de Manaus, registraram mortes por H1N1 as cidades de Manacapuru, onde ocorreram dois óbitos, além de Parintins e Itacoatiara.
Outros cinco óbitos foram confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo quatro de Manaus e um de Borba. Também foi confirmado um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.
Dos 30 óbitos registrados por SRAG, 80% apresentavam fator de risco, com destaque para pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.
Ações
A FVS-AM informou que está reforçando as ações de vigilância da SRAG nas unidades da capital. A partir desta terça-feira (12), segundo a instituição, técnicos da fundação estarão atuando em alguns Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) junto com as equipes locais no trabalho de notificação e classificação da doença.