A ida das deputadas Alessandra Campelo (MDB), Joana Darc (PR), Dra. Mayara (PP) e Professora Therezinha Ruiz (PSDB) para Brasília nesta segunda-feira (11) tratou de articulações nacionais para políticas voltadas para as áreas da saúde, economia, segurança pública, juventude e preservação da fauna.
Durante a reunião das secretarias da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) – entidade que representa todos os deputados estaduais do país, a deputada Joana Darc foi convidada a compor a secretaria nacional de Juventude pela afinidade que tem com o tema.
Além disso, foi feita também uma articulação para criação de uma secretaria de apoio a fauna doméstica e silvestre, tema mais que presente na atuação da deputada Joana Darc. “Quanto mais espaços a gente ocupa em defesa dos animais é positivo pra nossa causa e nossa luta. Vamos lutar por acesso a saúde gratuita, controle populacional através de castração, fortalecimento de denuncias contra maus tratos aos animais e conscientização”, falou a deputada em sua conta no Instagram.
Articulação Federal
Durante a visita as deputadas também fizeram uma reunião no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, chefiado pelo General Eduardo Villas Bôas. Foram abordados temas como a retirada dos cubanos do Programa Mais Médicos, que afetou os municípios do interior do Estado. “O Governo Federal precisa pensar de uma forma regionalizada pra que a gente possa levar médicos de fato pro interior, estivemos na missão de fortalecer esse diálogo”, afirmou Darc.
Para a deputada Alessandra Campelo é importante ser assertivo. “Também nos colocamos à disposição para ajudar a intermediar, junto a Secretaria de Saúde a questão da manutenção dos hospitais do Exército, principalmente no Alto Solimões, Alto Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira”, disse a deputada.