Governador visita hospitais de Manaus para fiscalizar abastecimento de remédios no Carnaval

0
1316

O governador Wilson Lima e o vice-governador e secretário estadual de saúde, Carlos Almeida, visitaram hospitais de Manaus neste domingo (3). O objetivo foi acompanhar a execução do plano de ação adotado pela  Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para o feriado prolongado do Carnaval.

O plano de ação adotado pela Susam para o feriado prolongado do Carnaval leva em consideração o alerta da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS) sobre a circulação do vírus da Influenza A (H1N1) no Estado e o aumento dos atendimentos de pacientes com gripe e SRAG.

A secretária executiva de Saúde da Capital, da Susam, Kelen Maia Portela, informa que o plano foi montado para o enfrentamento às possíveis situações de superlotação e também por conta do período sazonal da gripe. Ela explica que as unidades de saúde estão adaptadas para receber os casos de gripe e as síndromes respiratórias, caso haja agravos.

De acordo com Kelen, todas as unidades estão abastecidas com o antiviral. As orientações levam em conta do primeiro atendimento na porta de entrada para a identificação e aplicação do antiviral o mais rápido possível, ao manejo clínico do paciente e à internação em isolamento ou transferência para leitos de retaguarda em outras unidades.

Visita a hospitais

Wilson e Carlos Almeida estiveram no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste. Na visita ao João Lúcio, o governador identificou a necessidade de melhorar o abastecimento de insumos.

O governador também determinou a recuperação do sistema de refrigeração da unidade, situação que será acompanhada de perto, segundo ele. De acordo com a direção da unidade, há a necessidade de trocar, pelo menos, 20 aparelhos de ar-condicionado.

No Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, o governador constatou um abastecimento adequado para a demanda da unidade, além de leitos suficientes. Segundo ele, pelo menos 80% da unidade está abastecida com medicamentos.

O secretário estadual de saúde, Carlos Almeida, afirmou que os problemas estruturais identificados na visita serão resolvidos de forma imediata. E reforçou que neste feriado prolongado a prioridade é garantir o abastecimento de toda a rede de urgência e emergência.