Confira os cuidados necessários pós-vacinação contra Covid-19

0
1436
(Foto:Prefeitura de Manaus)

Cerca de 75% dos amazonenses já foram vacinados com a primeira dose, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). Apesar da imunização, é necessário manter alguns cuidados para não contrair o vírus e nem transmitir.

Segunda dose

Primeiro, para fechar o ciclo de imunização é de extrema importância que você retorne para segunda dose. Estima-se que 14% dos vacinados que tomaram a primeira, ainda não retornaram para segunda. No Amazonas, do percentual de imunizados, apenas 46,3% fecharam o esquema vacinal com a segunda dose.

Uso de máscara e isolamento

Segundo especialistas, mesmo com a vacinação, as medidas de proteção ainda devem ser mantidas como usar máscara e evitar aglomerações. Os cuidados devem ser mantidos até que a maioria da população no país, esteja vacinada.

“As vacinas que temos disponíveis no Brasil são excelentes para diminuir a chance da pessoa se pegar o vírus da covid-19, não ser internado, ou morrer em decorrência da doença. Mas as vacinas não conseguem bloquear a entrada do vírus na pessoa. Então em outras palavras: o vírus pode entrar e fazer uma infecção considerada ‘leve’”, explicou a infectologista Silvia Fonseca.

Indivíduos vacinados ainda podem transmitir a doença e também serem infectados, por isso quanto mais pessoas forem completamente vacinadas, menos chances o vírus tem de transitar e provocar os sintomas graves da doença.

“Então você já entendeu né? Se a pessoa pode ainda se infectar, ela pode também transmitir para outra pessoa. E como a gente ainda tem muitas pessoas para vacinar em proporção, isso significa que outras podem pegar o vírus mesmo de você que foi vacinado. Então não podemos esquecer de usar ainda o álcool em gel, e nem a máscara, utilizando-a sempre da forma correta (cobrindo o nariz e boca). Lembrando ainda que o momento não está propício para aglomerações e festas. Enquanto todas as pessoas não forem vacinadas, o vírus continua circulando”, alertou.

Leia mais:
Prefeitura registra queda de 37% de faltosos para a 2ª dose da vacina
Pessoas de 39 anos começam a ser vacinadas nesta quinta
David Almeida anuncia vacinação em pessoas de 38 e 39 anos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui