Profissionais de saúde poderão ter prioridade na restituição do IR

0
122
Profissionais de saúde poderão ter prioridade na restituição do IR
(Foto: reprodução)

Um projeto de lei (2981/2020) em tramitação no Congresso Nacional quer prioridade na restituição do Imposto de Renda (IR) para profissionais de saúde, de segurança pública, de educação e de assistência social. A proposta já foi aprovada no Senado Federal nesta terça-feira (6) e segue para análise da Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria do senador Jaques Wagner (PT) e também estabelece que terão direito a receber a restituição nas primeiras levas pessoas que perderem o emprego na pandemia e as que forem afastadas do trabalho devido a sequelas da covid-19, desde que o valor não ultrapasse a R$ 11 mil.

No Senado, o PL foi aprovado com emendas recomendadas pelo relator Rogério Carvalho (PT) e agora vai para avaliação na Câmara dos Deputados. Essas emendas ampliam o rol dos beneficiários para incluir os profissionais da área de segurança pública, assistência social e educação — e não somente da saúde. 

Os parlamentares rejeitaram um destaque do senador Randolfe Rodrigues (Rede), que isentava do pagamento do Imposto os respectivos rendimentos obtidos em decorrência dos plantões durante o período da emergência em saúde pública. Mesmo considerando meritório o destaque, as lideranças políticas não acataram a mudança para evitar alterações de mérito no texto original e garantir a aprovação da proposta na Câmara dos Deputados.

Acesse o projeto aqui.

Leia mais:
Proposta prevê exame toxicológico anual para servidores de três áreas
Preços de medicamentos tem reajuste de até 4,88%
Proposta cria no SUS programa de acolhimento emocional na pandemia

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui