Parlamento Amazônico debate criação do estado de Tapajós

0
162
Parlamento Amazônico debate criação do estado de Tapajós
(Foto: reprodução/assessoria)

Sob a liderança do deputado estadual Sinésio Campos (PT), o Parlamento Amazônico, representado por seu presidente, se encontrou nesta segunda-feira (5) com o Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET) e e a União das Associações Paraenses de Manaus (Unasp). A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e discutiu a criação do estado de Tapajós.

O encontro foi articulado pelo presidente do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Luiz Alberto Macedo, que deu início à reunião pedindo apoio e falando sobre a importância do Projeto de Lei 508/2019, que convoca um plebiscito para a criação do estado de Tapajós, e que está em tramitação no Senado Federal.

O presidente do ICPET, Jean Carlos Leitão, agradeceu ao apoio do deputado Sinésio, presidente do Parlamento Amazônico, pela sua luta e destacou a importância.

O Parlamento Amazônico, que tem Sinésio como presidente, engloba nove Assembleias Legislativas dos Estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará, Maranhão e Tocantins.

O deputado Sinésio convocou uma reunião do Parlamento Amazônico no Tapajós, cujo tema será emancipação regional, e deve ser realizada após o período de pandemia. “O próximo encontro do Parlamento Amazônico, depois da Covid-19, será no Pará e juntos vamos lutar cada vez mais por esse movimento de emancipação do Tapajós, que é de grande importância para o fortalecimento da Amazônia como um todo. Essa causa é de todos nós”, afirmou Sinésio.

Leia mais:
Deputados e senadores querem reativar o Parlamento Amazônico
Senado aprova recriação do Grupo Parlamentar Amazônico
Governadores da Amazônia cobram leitos e auxílio de Bolsonaro

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta
*Com informações da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui