Governo do Estado assina contrato para recuperação da orla de Japurá

0
306
O Governo do AM, por meio da Seinfra, assinou contrato para a realização de obras e serviços de contenção de processo erosivo na orla de Japurá.
FOTO: Divulgação/Seinfra e Arthur Castro/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), assinou contrato para a realização de obras e serviços de contenção de processo erosivo na orla do município de Japurá, distante 744 quilômetros em linha reta de Manaus.

Com investimento de R$ 1.837.900,59, a obra prevê intervenção em uma área de 3.656,00 metros quadrados, com a realização de serviços de escavação, reaterro, compactação de solo, contenção de processo erosivo, drenagem profunda e superficial, pavimentação e guarda-corpo, entre outras. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em outubro deste ano.

Os processos erosivos ocorrem principalmente por conta das fortes chuvas e infiltração de águas pluviais nas margens dos rios, ocasionando o fenômeno das terras caídas, muito comum na região amazônica.

As enchentes e vazantes também contribuem para o surgimento de processos erosivos, enfraquecendo a orla, por meio da abertura de bolsões ou cavernas sob o nível das águas, causando o desmoronamento em épocas de vazante.

Situado na calha do Alto Solimões, Japurá tem uma população estimada em 2.251 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2019.

Leia mais:
Loteamento Rio Piorini recebe obras da Prefeitura de Manaus
Primeiro bairro indígena de Manaus tem terá água tratada
Luminárias antigas são substituídas por LED na Alfredo Nascimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui