Projetos da Dra. Mayara priorizam saúde e bem-estar da população

0
226
Projetos de Lei (PL’S) que tramitam na Aleam, de autoria da deputada Mayara Pinheiro, estão direcionados para a saúde e o bem-estar da população amazonense.
Foto e Informações: Assessoria

Projetos de Lei (PL’S) que tramitam na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de autoria da deputada Mayara Pinheiro Reis (Progressistas), estão direcionados para a saúde e o bem-estar da população amazonense.

Para disseminar os cuidados com a saúde mental, a deputada propôs o PL nº 96/21 que determina aos veículos de comunicação de órgãos públicos do Amazonas, a divulgação em plataformas digitais sobre dicas e informes relacionados à saúde mental.

O objetivo é disseminar dados sobre entidades que atuam no atendimento às pessoas com transtornos mentais e facilitar o acesso às informações sobre o assunto. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 23 milhões de pessoas são acometidas com problemas dessa natureza, dentre as quais 5 milhões apresentam quadros em níveis de moderado a grave.

“A constatação dessa realidade exige a implantação de políticas públicas de amplo alcance, que possam unir governo e sociedade civil, favorecendo o exercício do protagonismo e a participação social em saúde mental, com o objetivo de apontar soluções para transformar um grave quadro identificado”, destaca na justificativa.

Ainda relacionado à saúde mental, a parlamentar elaborou o Projeto de Lei nº 97/21 que Institui o Dia de Conscientização da Síndrome de Tourette no Estado do Amazonas, a ser celebrado no dia 7 de junho, para esclarecer sobre as causas da síndrome, tratamentos adequados e promoção de campanhas educativas.

A Síndrome de Tourette é uma doença neurológica que leva a pessoa a realizar atos impulsivos e repetidos, mais conhecidos como “tiques”, em alguns casos, pode causar constrangimento. A falta de conhecimento sobre o assunto faz com que os pacientes sejam vítimas do preconceito, por isso a propositura visa difundir a informação e combater a discriminação.

Saúde bucal

Outra proposta da deputada Mayara, é o PL nº 67/21, que determina a realização de ações de saúde bucal nas escolas de Ensino Fundamental para incentivar crianças e pré-adolescentes sobre a prática de hábitos saudáveis de higiene bucal.

Profissionais da área de Odontologia realizarão visitas por semestre nas escolas, promovendo palestras educacionais e ações de atendimento como avaliações e consultas.

“Tendo em vista também, que grande parte dos alunos das escolas estaduais fazem parte de uma fatia carente população que não tem fácil acesso a Profissionais da Área de Odontologia, é de suma importância a intervenção do poder público na promoção de ações com o intuito de tornar possível o acesso a este profissional e a mecanismos de prevenção de problemas de saúde bucal”, pontuou.

Leia mais:
Deputada Mayara propõe licença para grávidas e grupos de risco
Dep. Mayara destina emendas para jornada cirúrgica no interior
Mayara sugere benefícios para empresas que mantêm postos de trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui