Governo Federal destinará 300 mil doses da vacina de Oxford ao AM

0
98
(Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo)

O Brasil deve receber, ainda nesta sexta-feira (22), da Índia, 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca, de Oxford, que serão envasadas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro. Deste total, 300 mil doses serão destinadas ao estado do Amazonas, conforme divulgado na manhã de hoje.

A previsão do Ministério da Saúde é de que as doses do imunizante comecem a ser distribuídas aos estados a partir da tarde de sábado (23). Ainda não foram divulgadas a quantidade de vacinas que serão distribuídas aos outros estados.

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a Força Aérea Brasileira está à disposição para agilizar a distribuição da vacina pelo país. “Pode ter certeza que a Aeronáutica está aí para servir ao Brasil e essa vacina, se chegar hoje à noite, amanhã começa a chegar a seus destinos”, disse Bolsonaro.

Bolsonaro falou reafirmou nesta sexta-feira que a vacinação não será obrigatória e recomendou que as pessoas leiam os estudos dos imunizantes. “Ela tem que ser voluntária, afinal de contas não está nada comprovado cientificamente com essa vacina ainda. (…) Pelo que tudo indica, segundo a Anvisa, ela vai ajudar que casos graves não ocorram no Brasil, para quem for vacinado”, afirmou.

De acordo com a Fiocruz, assim que as vacinas chegarem à instituição, elas passarão por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português. A previsão é que esse processo seja realizado até a manhã de sábado por equipes treinadas. Os imunizastes devem ser liberadas para distribuição no período da tarde.

“Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga que necessita de controle de temperatura. Nesses envirotainers, as vacinas serão mantidas na temperatura entre 2 a 8ºC”, informou a Fiocruz.

Leia mais:
Vacina: Caminhoneiros e motoristas de ônibus viram prioridade
Senador do AM propõe punição severa para quem furar fila
Butantan divulga bula da Coronavac; veja se você pode tomar a vacina

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui