Oxigênio para o Amazonas vem de Brasília e mais três estados

0
103
Cargas de oxigênio estão sendo trazidas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém (PA) e Brasília para atender os hospitais do Amazonas.
Cargas de oxigênio estão sendo trazidas do RJ, SP, Belém (PA) e Brasília para os hospitais do Amazonas (Foto: Diego Peres/Secom)

Cargas de oxigênio estão sendo trazidas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém (PA) e Brasília para atender os hospitais do Amazonas. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima na manhã desta segunda-feira, 11, na apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 com a presença do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A empresa White Martins, que produz oxigênio, informou ao governo que não estava mais conseguindo atender a demanda do estado.  Para evitar a falta do insumo, a carga virá de outros estados. “Desde quinta-feira, 7, aeronaves estão trazendo esses cilindros do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Brasília e de Belém para que a gente possa ter aqui a garantia desse produto”, afirmou o governador.

A Defesa Civil do Amazonas criou uma força tarefa, com apoio das Forças Armadas, para antecipar o transporte de cargas de oxigênio da White Martins, que estavam programadas para abastecer o Estado. O transporte está sendo feito por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas, entre a última sexta-feira, 8, e domingo, 10, 350 cilindros de oxigênio desembarcaram em Manaus vindos de Belém, sendo que uma parte teve como destino o interior.

Uma remessa com 30 mil metros cúbicos de oxigênio vindos de São Paulo em avião da FAB também estava sendo aguardada neste domingo, 10. A carga tinha embarque previsto para sair às 16h do aeroporto de Guarulhos (SP).

Em nota, a White Martins informou nesta segunda-feira, 11, que está com o foco totalmente voltado para o aumento da disponibilidade de oxigênio, inclusive trazendo produto de outros estados. No comunicado, a empresa desmente notícia falsa circulando nas redes sociais de que o fornecimento estaria sendo interrompido em função de dívidas do governo do estado.

Leia mais:
Prefeito de Manaus anuncia Auxílio Manauara de R$ 200 até dezembro
David Almeida diz que negocia aquisição de 700 mil doses da vacina contra a Covid-19
Divulgar fake news sobre pandemia pode gerar multa de até R$ 10 mil

Informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui