Deputada pede suspensão do Enem no Amazonas

0
101
(Foto: Reprodução)

Deputada pede suspensão do Enem no Amazonas

A deputada estadual Therezinha Ruiz (PSDB) enviou um ofício ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, solicitando a suspensão da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Amazonas. A prova está programada para o próximo domingo (17) e a segunda etapa para o dia 24 de janeiro em todo o país.

Na justificava da deputada está o agravamento da segunda onda do novo coronavírus no Amazonas, que registra aumento no número de casos, com 94% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais públicos, e cerca de 100% de ocupação nos hospitais da rede privada de Manaus.

No documento, Therezinha, que também é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), afirma que a população amazonense encontra-se sob os protocolos de lockdown, com as atividades não essenciais suspensas em todo o Estado, e ainda sem um plano formalizado de perspectiva de vacinação.

A parlamentar também ressalta no documento a possibilidade de uma nova variante do vírus SARS-CoV-2 mais contagiosa, denominada B.1.1.248, que possui 12 mutações, e que foi identificada no Japão, em quatro pessoas infectadas, que estiveram no Estado do Amazonas.

Colapso na saúde

Nesta segunda (11), 1.391 pessoas encontravam-se internadas com a doença no estado. Também foram confirmadas mais 55 mortes por Covid no Amazonas, sendo 34 ocorridas nas últimas 24 horas e 21 confirmadas após investigação. O total de vidas perdidas chegou a 5.756. Os dados constam no boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Uso de máscara obrigatório

A máscara de proteção facial será item obrigatório nesta edição do Enem. Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova.

Leia mais:
Candidatos ao Enem 2020 terão que usar máscaras
Cientistas estudam variante do coronavírus com origem no AM

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui