Em Manaus, Pazuello diz que todos os estados são prioridade para vacina

0
110
(Foto: Secom)

Em Manaus, Pazuello diz que todos os estados são prioridade para vacina

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, visitou Manaus nesta segunda-feira (11), onde participa da Apresentação do Plano Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, do Governo do Amazonas. O estado vive um colapso na saúde por causa da segunda onda da doença.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que iniciou a fala, solicitou ao ministro da Saúde que a campanha nacional de vacinação contra o coronavírus comece na capital do Amazonas. O novo prefeito apresentou, inclusive, um breve panorama da situação vivida pelo sistema de saúde da cidade.

Apesar do apelo, Eduardo Pazuello disse que todos os estados terão prioridade na vacinação e não garantiu nenhum privilégio ao Amazonas, mesmo com todas as informações sobre o colapso do sistema de saúde em Manaus. O ministro também voltou a dizer que não há data definida para início da vacinação contra o coronavírus no país.

De acordo com Pazuello, no momento em que o Governo Federal estiver com as vacinas, todos os estados receberão as doses simultaneamente. Ele disse também que a Coronavac ainda está sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e que o que há neste momento é um pedido para uso emergencial dessas 6 milhões de doses produzias pelo Instituto Butantan.

Neste domingo (11), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), usou as redes sociais para informar à população que o estado está sem oxigênio suficiente para atender as demandas de pacientes. “Temos dinheiro, mas não conseguimos comprar oxigênio na região (…) Pelo amor de Deus, só saia de casa se for urgente. Estamos numa guerra. Só vamos vencê-la se estivermos unidos”, apelou Wilson.

Wilson Lima também fez um pedido ao ministro da saúde para que o estado obtenha o maior número de doses da vacina para imunizar os indígenas, idosos, profissionais de saúde, assim com os demais grupos da população do Amazonas.

A coletiva do Governo do Amazonas pode ser acessada aqui https://www.facebook.com/WilsonLimaAM/videos/865726927596374

Leia mais:
“Coronavírus no Amazonas é mais que segunda onda, é um tsunami”
Estado assume hospital privado para enfrentar segunda onda da covid
Wilson Lima anuncia reabertura do Hospital Nilton Lins para Covid-19

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui