Band entrevista David Almeida na ausência de Amazonino Mendes
Na noite desta quinta-feira (19), a Band Amazonas realizaria o primeiro debate para o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Manaus com os candidatos Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante). Ainda nesta quinta, a emissora recebeu um comunicado de Amazonino de que não poderia participar do debate, em virtude de outros compromissos já agendados para este mesmo dia e horário.
Por esta razão, a Band Amazonas realizou apenas uma entrevista com David Almeida, já estabelecida previamente nas regras do debate. O programa contou com quatro blocos, envolvendo questionamentos da população manauara e perguntas elaboradas pela equipe de jornalismo da Band Amazonas. A apresentação ficou por conta do jornalista Neto Cavalcante e contou com a participação do jornalista Eduardo Galvão.
David Almeida iniciou a entrevista falando sobre mobilidade urbana. Dentre as propostas, o candidato falou em abertura de avenidas, porto regional, construção de dois grandes viadutos e monitoramento e controle do trânsito. “Se não investirmos em infraestrutura mudando, ampliando, abrindo novas ruas, nós vamos estar numa cidade que vai colapsar”, declarou.
Questionado sobre esporte e lazer, David disse que ele mesmo é “fruto de politicas públicas de esporte e lazer nas comunidades”. O prefeiturável falou que vai instituir o Programa de Esporte e Lazer na Comunidade (PELC), com 100 núcleos, e tirar as pessoas do sedentarismo. “Vamos fazer Manaus respirar esporte e ser uma cidade melhor para se viver”, destacou.
O candidato do Avante também falou sobre segurança pública. “A segurança pública é um grande problema da cidade de Manaus, cuja responsabilidade é do Governo do Estado”. David prometeu armar e equipar a Guarda Municipal, e fazer convênio com o Estado para comprar as horas vagas dos Policiais Militares. Ele destacou que, embora a maior responsabilidade da área seja do governo estadual, “a Prefeitura vai estar atuante”.
Sobre educação, o ex-governador interino disse que será prioridade em sua administração. Ele prometeu ofertar 7 mil novas vagas de creche. “Em um ano vamos oferecer mais vagas em creches do que todos os outros prefeitos já ofereceram. Vamos ter 7 mil novas vagas de creches. Nos queremos revolucionar essa cidade a partir da educação.”, respondeu o candidato.
Na área da saúde, David Almeida anunciou que pretende melhorar a saúde a partir do esporte. Ele também falou que vai criar o maior parque de imagens e exames laboratoriais de Manaus e construir um hospital dia para cirurgias eletivas.
Sobre a ausência de Amazonino, David Almeida o acusou de estar cumprindo uma estratégia de marketing. “É uma estratégica de marketing da equipe do Amazonino, para que ele possa ser escondido. Porque a cada aparição ele demonstra que é hora de parar. Que o momento de ele parar chegou. Ele já não tem mais a capacidade de outrora”, frisou.
David Almeida falou, ainda, que “há em Manaus uma corrente do mal nas redes sociais, me atacando, atacando a minha família. Eu quero convidar você a estar comigo em uma corrente do bem, para combater essa corrente do mal”. O prefeiturável também disse que quer ser um prefeito que cuida das pessoas. “Eu quero ser o prefeito que vai cuidar da cidade, mas acima de tudo, cuidar das pessoas”, acrescentou.
Confira o vídeo em que Amazonino Mendes justifica sua ausência do debate.
https://www.facebook.com/watch/?v=797706357456023
Leia mais:
David tem vantagem de 14 pontos sobre Amazonino, diz pesquisa
Ricardo Nicolau declara oficialmente apoio a David Almeida
David recebe apoio de Alberto Neto e Chico Preto no segundo turno
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta