Conheça os 61 prefeitos eleitos nos municípios do interior do Amazonas

0
281
Dos 61 candidatos a prefeito eleitos nos municípios do interior do Amazonas, 25 não conseguiram atingir 50% dos votos. Mas, pela regra não terão 2º turno.
(Foto: divulgação)

Dos 61 candidatos a prefeito eleitos nos municípios do interior do Amazonas, 25 não conseguiram atingir 50% dos votos. No entanto, como nenhum município além da capital tem 200 mil eleitores, a decisão ocorre em apenas um turno de votação, e se elege aquele que atinge o maior número de votos.

O caso mais emblemático dessa situação é Presidente Figueiredo, onde a candidata do MDB, Patrícia Lopes, obteve 27,97% dos votos válidos. Foram 5.134 votos, e Patrícia ficou 552 votos à frente do segundo colocado, Ricelli Pontes, do PSC, que obteve 4.582 votos (24,96% do total).

Dos 61 eleitos, apenas cinco mulheres conseguiram êxito. Dona Maria (MDB) em Beruri, Maria Oliveira (PSDB) em Ipixuna, Denise Lima (PP) em Itapiranga, Marina Pandolfo (PSD) em Nhamundá e Patrícia Lopes (MDB) em Presidente Figueiredo.

No município de Santa Isabel do Rio Negro, apesar de o candidato do PP, Ribamar Beleza, conseguir a maioria dos votos, ainda não está eleito, e a eleição no município está indefinida. Beleza teve o registro de candidatura negado pela Justiça eleitoral e recorreu da decisão, portanto, aguarda julgamento. O segundo colocado, Araildo Nascimento, o Careca, do MDB, também está com a candidatura sub júdice.

Se os dois não conseguirem rever a decisão de primeira grau, Santa Isabel do Rio Negro terá nova eleição. Neste caso, a soma dos votos dos candidatos que estavam na disputa não chega a 50% dos votos válidos.

Abaixo, a lista dos 61 municípios e os respectivos eleitos.

Fonte: TSE. *Candidatura Sub Judice (Registro de candidatura negado em 1° grau, aguardando julgamento de recurso no TRE-AM)

Leia mais:
Pessoas são presas em Tefé e Coari por crime eleitoral
Amazonino e David disputam segundo turno em Manaus
Itacoatiara tem 100% das urnas apuradas e elege Mário Abrahim

Com informações do Portal Amazonas Atual*

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui