Debate final da Band Amazonas acontece sem David e Amazonino

0
778
Debate final da Band Amazonas acontece sem David e Amazonino

Debate final da Band Amazonas acontece sem David e Amazonino

O segundo debate da Band Amazonas entre os prefeituráveis de Manaus foi realizado nesta quinta-feira (12). O confronto entre os sete candidatos presentes foi morno, com algumas propostas e embates políticos. Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) não participaram do encontro. Amazonino alegou prevenção contra a Covid-19, já que pertence ao grupo de risco, e David Almeida justificou sua ausência devido a um agravamento do quadro de saúde de sua mãe, que está com coronavírus há 8 dias.

Estiveram presentes Alfredo Nascimento (PL), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Ricardo Nicolau (PSD), Marcelo Amil (PCdoB), Romero Reis (Novo), Zé Ricardo (PT) e Coronel Menezes (Patriota).

O candidato Zé Ricardo abriu o debate jogando o candidato Ricardo Nicolau (PSD) no grupo político de Amazonino Mendes (Podemos), Alfredo Nascimento (PL) e Arthur Neto (PSDB). “O senhor faz parte desse grupo político que já teve oito mandatos de prefeito nessa cidade. Três do Amazonino, três do Arthur e dois do Alfredo. A responsabilidade desse grupo é muito grande”, disse o petista ao tratar de problemas de saneamento básico.

Ricardo Nicolau rebateu. Disse que não participa de nenhum grupo e que alianças fazem parte do processo político. E lembrou que Zé Ricardo já esteve em eleições passadas coligado com Eduardo Braga (MDB) e Alfredo Nascimento ([PL). “Eu não participo de nenhum grupo. É lógico que coligações acontecem. O senhor foi mesmo já foi candidato numa coligação já com o Alfredo e numa coligação com o Eduardo Braga. Isso é legítimo”, disse Nicolau, que acrescentou: “todo mundo conhece minha história e da minha família, sempre com muita independência”.

O candidato Alfredo Nascimento disse que se for eleito prefeito, vai continuar a melhorar a educação de Manaus e trazer de volta programas de sua gestão como chefe do Executivo. “Não se consegue fazer mudanças na vida das pessoas sem investimento em educação”. Nas considerações finais, o prefeiturável chamou o povo a participar da política. “É preciso participar da política. Procure saber quem são as pessoas que estão aqui. Pesquise quem é Alfredo Nascimento. O voto não tem volta. Participe do processo. Acredite. Nós temos que fazer uma cidade melhor”, afirmou.

Capitão Alberto Neto falou que a educação será prioridade em seu governo. “A primeira infância será prioridade. Manaus não tem nenhuma creche de 0 a 3 anos. Vou fazer parcerias público-privadas para construir creches. Ampliar o número de vagas das creches. Criar escolas-cívicos-militares de tempo integral”, enfatizou. Sobre a educação, o prefeiturável também comentou que vai melhorar os planos de cargos e salários dos professores. “Não vamos entregar a nossa cidade à velha política. Estou preparado para cuidar da nossa cidade. Vamos cuidar da mulher, com ônibus rosa, com clínica da mulher. Vamos armar a Guarda Municipal. Eu sou o único candidato aqui com experiencia para transformar a nossa cidade em uma cidade segura”, defendeu.

Questionado sobre o problema da habitação em Manaus, Ricardo Nicolau  disse: “a habitação é algo primordial para viver com dignidade. Há muitas habitações em Manaus em condições subumanas. Habitação é levar dignidade às pessoas”. O candidato também usou seu tempo para dizer que “Manaus tem muitos desafios a serem vencidos. Prioridade na segurança pública será Guarda Municipal treinada e armada”. Ricardo Nicolau também prometeu câmeras de segurança em toda cidade. Nas considerações finais, ele lamentou a ausência de David e Amazonino, que, segundo ele, perdem a oportunidade de mostrar as propostas para Manaus. 

O candidato Marcelo Amil disse que vai “abrir caixas pretas” da Prefeitura. “Nós temos um sistema de transporte coletivo que está nas mãos dos empresários”. O candidato do partido comunista comentou ainda que estudou para ser prefeito de Manaus. “Além do conhecimento técnico eu tenho a vivência no meu coração. Eu vivi os problemas de Manaus”, contou.

O candidato do Partido Novo, Romero Reis, atacou os adversários e seus partidos e disse que, se eleito, vai economizar em propaganda e marketing, cortar salários comissionados, realizar compras e contratações mais enxutas e colocar o dinheiro nos postos de saúde e melhorar as merendas nas escolas. Romero também disse que vai inserir Manaus nas 10 melhores cidades para se viver. “Eu venho de um lar humilde. Eu nunca tive padrinhos. Eu prosperei na vida estudando. Cheguei nesta cidade há 30 anos. Aqui estão os meus 5 filhos e meus 4 netos. (…) Eu sei das dificuldades para gerar emprego e renda nessa cidade. Nós vamos colocar um time de primeira linha, que vai servir você”, ressaltou.

Zé Ricardo prometeu governar com transparência, prestando contas como ja faz como parlamentar em sua kombi. “Sempre ouvindo a população e discutindo as prioridades para cada bairro. Está na hora da população ser ouvida. O Amazonino e o Arthur deixaram creches inacabadas. (…) Vamos ampliar a saúde básica, construindo UBSs e contratando mais profissionais”. O petista também afirmou que vai defender a Zona Franca de Manaus, defender empregos e cuidar do Polo Industrial. “Eu sou oposição a esse grupo politico que está ai há anos. Vamos fazer uma gestão participativa. Começar a enfrentar, ver esses contratos. Os esquemas que nós temos aí, que a maioria do pessoal ficou calado. Nós vamos investir na saúde pública. Nossa forma de trabalhar é prestando contas, ouvindo as pessoas”, finalizou.

O pefeiturável Coronel Menezes voltou a usar o apoio recebido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Somos o candidato do presidente Bolsonaro. Somos da confiança dele. Somos independentes e diferentes”, disse ele. Sobre a saúde, Coronel Menezes falou que tem propostas para melhorá-la. A saúde está deficiente. Nós temos propostas para melhorá-la, atingindo os três eixos, os jovens, as mulheres e os idosos. Vamos criar um programa para os homens. Vamos criar dois Centros de Saúde para a Criança Especial”, prometeu.

Leia mais:
Guia das eleições 2020: regras e informações
28,5% estão indecisos, Nicolau e Zé Ricardo têm empate técnico
Pesquisas mostram tendência de segundo turno entre Amazonino e David

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui