Prefeito de Manaus propõe ônibus gratuito no domingo

0
786
Prefeito de Manaus propõe ônibus gratuito no domingo
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto encaminhou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) projeto de lei em regime de urgência que autoriza a concessão de transporte público gratuito (Foto: Mário Oliveira / Semcom)

Prefeito de Manaus propõe ônibus gratuito no domingo

O prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB) encaminhou à Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de Lei (333/2020), em regime de urgência, que assegura a gratuidade do transporte público de passageiros na capital amazonense no próximo domingo (15), dia das eleições municipais, e no dia 29 de novembro, data em que ocorrerá o segundo turno do pleito eleitoral.

Pelo texto da proposta, o transporte em Manaus será gratuito das 4h às 20h de domingo. “Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a assegurar, nas Eleições 2020, no horário de 4h às 20 h, gratuidade das tarifas do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros do Município de Manaus”. A proposta afirma, ainda, que o ressarcimento dos valores devidos às concessionárias que exploram o serviço “dar-se-á mediante qualquer meio legalmente admitido, inclusive, compensação tributária”.

Na justificativa, o prefeito cita que a Constituição determina o voto obrigatório para as pessoas com idade entre 18 e 70 anos. “O voto em nosso país é um direito, por meio do qual se exerce a soberania popular, mas é, também, um dever do cidadão. Pelas razões delineadas, mostra-se razoável e justificável que o Estado ofereça ao cidadão as condições necessárias para que ele exerça plenamente sua cidadania, particularmente no caso das pessoas que dispõem de parcos recursos financeiros”, argumentou.

Ainda, segundo a justificativa do PL, “a concessão da gratuidade das tarifas do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros de Manaus, nos moldes ora apresentados, reverte-se em providência salutar, a fim de garantir a plenitude do exercício do voto e da democracia. Portanto, a medida ora alvitrada, a par de estar a serviço da democracia, reveste-se de grande alcance social”.

O prefeito Arthur Virgílio Neto já havia anunciado na semana passada a gratuidade do transporte em suas redes sociais O prefeito afirmou ter conversado com empresários e autoridades para que se evitem aglomerações nos ônibus nos dias em que houver gratuidade.

Leia mais:
Guia das eleições 2020: regras e informações
Empresas de ônibus poderão receber auxílio na pandemia
Internautas apoiam reserva de mais assentos para idosos em ônibus

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui